Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Jornada acadêmica: CNS ministra aula livre sobre Controle Social no SUS

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Jornada acadêmica: CNS ministra aula livre sobre Controle Social no SUS

“Precisamos ampliar ainda mais o número de defensores do SUS”, diz Fernando Pigatto, presidente do CNS

  • Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h20
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem se esforçado cada vez mais para se aproximar dos ambientes universitários. O objetivo é trazer estudantes da área da saúde para mais perto da luta em defesa do controle social, componente fundamental para a continuidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta sexta (22/11), o presidente do CNS, Fernando Pigatto, ao lado da presidenta do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Jeovânia Rodrigues Silva, ministraram aula livre no UDF Centro Universitário, em Brasília.

A aula fez parte da programação do Projeto de Extensão: Cuidar em Saúde, rumo à Décima Conferência, liderado pela professora Jacinta Fátima Senna, que ministra aula para alunos de Enfermagem da instituição. O projeto reúne a comunidade acadêmica em torno do debate sobre a formulação, monitoramento e deliberação das políticas públicas em saúde, com protagonismo da sociedade diante do cenário de desfinanciamento da saúde pública no Brasil.

10

De acordo com Pigatto, o momento é a prova de que está havendo uma grande renovação na participação social brasileira. “Durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), nossa pesquisa apontou que 63% dos conferencistas estavam participando pela primeira vez do evento. Isso é a prova de que tem muita gente nova com a gente. São vocês que vão sustentar o futuro daquilo que conquistamos. Precisamos ampliar ainda mais o número de defensores do SUS”, avaliou.

Jeovânia, que pertence ao segmento de trabalhadores do CSDF, explicou aos estudantes sobre a importância das políticas de saúde para os futuros profissionais que dali sairão. “O SUS é o maior empregador nacional de enfermeiros”. Ela também relatou as inúmeras dificuldades para a realização da etapa distrital da 16ª Conferência. “Nosso evento só saiu às custas de muita luta e pressão popular sobre a Secretaria de Saúde do DF”, disse.

IMG 4682

O coordenador do curso de enfermagem do UDF Centro Universitário, Suderlan Sabino Leandro, felicitou a iniciativa do projeto de extensão. “A nossa Jornada Acadêmica de Inovação e Tecnologia tem preocupação com a defesa do SUS. O curso de Enfermagem abraça essa causa, estamos aqui para desenvolver essa competência em nossos estudantes”, afirmou.

Veja as fotos

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página