Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS prestigia mostra com experiências exitosas do SUS na 16ª Expoepi

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS prestigia mostra com experiências exitosas do SUS na 16ª Expoepi

A Expoepi reconhece e premia experiências bem-sucedidas na área da vigilância em saúde para inspirar outras iniciativas pelo país

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 14h49
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta quarta-feira (04/12) da 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). O evento é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde e tem o objetivo de difundir os serviços de saúde que se destacam pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos.

A Expoepi reconhece e premia experiências bem-sucedidas na área da vigilância em saúde para inspirar outras iniciativas pelo país. Em 2019, foram inscritos 1.185 projetos, que concorrem a premiações de R$ 4 mil a R$ 50 mil, em três modalidades de participação.

Pigatto coordenou a apresentação da mostra competitiva sobre as ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em Saúde.

Nesta área, foram selecionadas e apresentadas três experiências, sendo elas: “TransPrevenção, o caminho é a informação”, programa realizado em São Paulo com a população trans e travestis; “Teatro Bacurau – Vamos juntos eliminar a hanseníase no Brasil?”, projeto lúdico utilizado como ferramenta para enfrentar o estigma e a desinformação que cercam a hanseníasel; e o “Projeto Beradeiro”, que atende populações das comunidades ribeirinhas da capital de Rondônia e promove mudanças na vigilância epidemiológica, ao identificar problemas existentes e formas de prevenção da sífilis, HIV e hepatites B e C.

IMG 4827 1500x1000

“Quero parabenizar vocês que desenvolvem ações, projetos, programas e políticas públicas executadas em nosso país para garantir a vigilância em saúde que coloca o ser humano em primeiro lugar. Temos que valorizar cada vez mais estas ações que promovem saúde e qualidade de vida para a nossa população”, afirma Pigatto.

História

Criada em 2001, a mostra competitiva promove a atualização técnica e a capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes da vigilância em saúde, como a prevenção e controle das doenças transmissíveis, resposta à emergência de importância para a saúde pública, vigilância das doenças crônicas e agravos não transmissíveis, vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador.

Ao longo de sua história, já foram quase 7.798 mil trabalhos submetidos, com 264 premiados e mais de 15 mil participantes nas edições do evento. O resultado da premiação das experiências apresentadas na 16ª Expoepi sairá na sexta-feira (06/12).

Mais informações: http://www.saude.gov.br/secretaria-svs

Ascom CNS com informações SVS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página