Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde debate orçamento e pacote fiscal do governo

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde debate orçamento e pacote fiscal do governo

As PEC’s 186, 187 e 188 foram os temais centrais do ponto discutido na reunião do CNS

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h11
imagem sem descrição.

Os pontos críticos do Orçamento da União para o ano de 2020 e as Propostas de Emendas Constitucionais (PEC’s) que estão em tramitação no Congresso Nacional foram os assuntos debatidos na 324ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quinta-feira (5/12), em Brasília.
Como expositor sobre o pacote fiscal do Governo Federal, o CNS convidou o economista e assessor técnico do Senado Federal Bruno Moretti. O colegiado também requisitou uma representação do Ministério da Economia que não compareceu ao encontro.

Durante vinte minutos, Moretti falou sobre o pacote fiscal da gestão federal, especialmente no que diz respeito às PEC’s 186, 187 e 188, que impactam diretamente no dia a dia da saúde pública brasileira. Moretti alertou que o pacote fiscal proposto pelo governo é uma “reestruturação do Estado para adequação ao teto de gastos (Emenda Constitucional 95)”. O economista também frisou que a Regra de Ouro (mecanismo que proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes, como salários, benefícios de aposentadoria, contas de luz e outros custeios da máquina pública) vem sendo descumprida nos últimos anos.

WhatsApp Image 2019 12 05 at 14.12.24

Outro ponto que era motivo de dúvida das (os) conselheiras (os) nacionais de saúde estava relacionado a PEC 187 e o seu impacto no Fundo Nacional de Saúde (FNS). O assessor do Senado explicou que o FNS está fora da PEC 187, porém, outros fundos podem ser extintos com a aprovação da proposta.

MANIFESTAÇÕES

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, lamentou a ausência da representação do Ministério da Economia e declarou: “Esta ausência é um desrespeito ao trabalho realizado por este Conselho na fiscalização da saúde pública”.

Já o conselheiro José Henrique Medeiros defendeu a ampliação dos debates sobre o pacote fiscal. “Precisamos entender melhor os reflexos econômicos, especialmente, na saúde da terceira idade”, defendeu. Opinião que foi corroborada pela conselheira Maria Laura Carvalho Bicca. “Se as pessoas não compreenderem o que significa isso, os debates ficam muito distantes da população”, afirmou.

Para a conselheira Marisa Furia Silva, o pacote fiscal somado a terceirização, causará problemas para o funcionalismo: “A saúde não pode ficar à mercê disso que está acontecendo. Faltam remédios e equipamentos nos hospitais”.

Ao ouvir a exposição do economista do Senado, o conselheiro André Luís Oliveira declarou que é preciso ouvir o contraditório para elucidar da melhor forma o que está colocado com as referidas PEC’s. Já a representante do Conselho Federal de Serviço Social, Elaine Pelaez foi mais incisiva e defendeu a revogação imediata da EC 95. “Precisamos defender o aumento de recursos para a saúde pública e não entrar na disputa de prioridades”, concluiu.

ENCAMINHAMENTOS

Ao final do debate, o plenário do CNS aprovou por unanimidade a participação e o diálogo com o parlamento acerca das discussões referentes as PEC’s 186, 187 e 188 (não tramitada) que estão na ordem do dia do Congresso Nacional. O plenário também aprovou o indicativo de continuidade do debate na reunião que será realizada no mês de janeiro de 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página