Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmara dos Deputados: CNS participa de sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Câmara dos Deputados: CNS participa de sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

966 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e 135 mil não sabem que estão infectadas

  • Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 11h16
imagem sem descrição.

O conselheiro nacional de saúde, representante da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), Moyses Toniolo, participou na última segunda (16/12), na Câmara dos Deputados, de uma sessão solene para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. A deputada Erika Kokay é a autora do pedido de realização da homenagem.

Criada em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data reafirma a importância de combater o preconceito e reforçar a solidariedade com as pessoas que vivem com o vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, são 966 mil pessoas que vivem com Aids no Brasil (1980 a 2019), sendo que 135 mil não sabem que estão infectadas.

De acordo com o conselheiro Moysés, “precisamos que o governo se preocupe de verdade com a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, a população precisa de informação. Em 2019 tivemos uma campanha publicitária retrógrada, que pode ser chamada de terrorista porque faz voltar o medo, afasta as pessoas do serviço de saúde, do diagnóstico e do tratamento. Não podemos aceitar que a política de Aids seja diminuída.”

Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, passando de 12,5 mil, em 2014, para 10,9 mil, em 2018. Em todo o mundo, a ONU estima que cerca de 1,7 milhão de pessoas tenham sido infectadas ao longo do ano passado. A disseminação da doença, embora seja 16% inferior ao observado em 2010, preocupa o organismo internacional.

untitled3

Prevenção

Atualmente, somente o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento com a Profilaxia Pré-Exposição (Prep), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o tratamento com os antirretrovirais, que torna a pessoa que vive com HIV intransmissível. A melhor forma de enfrentar a disseminação é fazer regularmente o teste e usar preservativos em todas as relações. Todas as pessoas com vida sexual ativa, de qualquer gênero ou orientação sexual devem fazer a testagem.

Assista a Sessão Solene na Câmara dos Deputados

 Confira perguntas e respostas sobre HIV e Aids

Foto: Lula Marques

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página