Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE PESAR: Ex-conselheira nacional de Saúde, Fernanda Benvenutty, deixará saudades

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE PESAR: Ex-conselheira nacional de Saúde, Fernanda Benvenutty, deixará saudades

Sua contribuição aos direitos humanos e à Saúde pública LGBTI+ foram destaques em sua trajetória de vida e no controle social. 

  • Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 11h13
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta a morte de Fernanda Benvenutty, 57, ex-conselheira nacional de Saúde. Ela lutava contra um câncer no estômago e faleceu na tarde deste domingo (2/02), em João Pessoa (PB). Nossa solidariedade aos(às) amigos(as), familiares, colaboradores(as), ativistas do controle social na Saúde e companheiros(as) de luta, que tiveram a honra de conviver ao lado de um exemplo de resistência, compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as pautas do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (LGBTI+).

Fernanda era natural de Remígio (PB) e deixa três filhos. O sepultamento está previsto para acontecer às 15h desta segunda-feira (3/02), no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. No CNS, Fernanda representava a Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), entidade em que era vice-presidenta. Ela atuou como conselheira entre 2015 e 2018 e como membro das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) e de Saúde LGBT, do CNS.

A ex-conselheira era enfermeira, tendo sido funcionária pública no cargo de parteira na Maternidade Cândida Vargas e no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, na capital paraibana. Ela também foi presidenta-fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa). Em três eleições gerais no Brasil, tentou se eleger politicamente para vereadora e deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba.

Sua contribuição por uma Saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras foi fundamental e continuará reverberando em nossas práticas e desafios em defesa dos direitos da população e do SUS. Na próxima reunião ordinária do CNS, marcada para ocorrer dias 13 e 14 de fevereiro, o órgão fará uma homenagem à trajetória dessa mulher de luta que inspira a nossa atuação.

Conselho Nacional de Saúde

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página