Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que Ministério da Saúde revogue nota técnica que impede que enfermeiros(as) insiram DIU

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que Ministério da Saúde revogue nota técnica que impede que enfermeiros(as) insiram DIU

Para o CNS, a restrição pode prejudicar o acesso do serviço a diversas mulheres que necessitam do procedimento via SUS

  • Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h25
imagem sem descrição.

Em dezembro de 2019, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica que impede que enfermeiros(as) e obstetrizes realizem o procedimento de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em mulheres em idade reprodutiva. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), durante sua 325ª Reunião Ordinária, realizada em Porto Alegre (RS) nos dias 23 e 24 de janeiro, avaliou que a decisão pode prejudicar diversas usuárias que precisam realizar o procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

A Recomendação nº 7/2020, do CNS, solicita que o MS revogue a Nota Técnica nº 38/2019-DAPES/SAS/MS. O objetivo é que os profissionais referidos, no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, também possam realizar o procedimento de inserção do DIU, quando devidamente capacitados e treinados para o procedimento. E não somente os profissionais médicos.

De acordo com o documento do CNS, “a oferta universal de métodos para planejamento reprodutivo é um dos modos de garantir os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, sendo o DIU um método contraceptivo de alta eficácia”.

A recomendação também menciona redução das desigualdades, por meio do acesso aos serviços de saúde, destacando que essa é uma das premissas da Atenção Primária à Saúde. O texto indica que “o envolvimento de profissionais qualificados para ações de planejamento sexual e reprodutivo aumenta a possibilidade das mulheres de obterem acesso aos métodos contraceptivos”.

Para o CNS, as enfermeiras, enfermeiros e obstetrizes são profissionais habilitados para a realização de consulta de enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva, bem como na realização do procedimento de inserção de DIU. Segundo a recomendação, essa é também uma das formas de atender à Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem no Brasil.

Leia a recomendação do CNS na íntegra

Conforme indica o Manual Técnico para Profissionais de Saúde – DIU com cobre T Cu 380 A, de 2018, o DIU é um método contraceptivo de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação, apresentando-se como um método seguro. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A ampliação do acesso ao DIU com cobre nas maternidades (pós-parto e pós-abortamento imediato) é uma estratégia compartilhada e complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica.

Foto: MS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página