Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Câmara Técnica debate novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Câmara Técnica debate novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 17h09
imagem sem descrição.

A Câmara Técnica da Atenção Básica (CTAB), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), está reunida desde segunda-feira (10/2), na Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), em Brasília. Os participantes estão analisando o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária, publicado na portaria nº 2.979/2019, do Ministério da Saúde, que institui o Programa Previne Brasil. Além de outras portarias e notas técnicas relacionadas ao tema recentemente publicadas.

 

A Portaria com o novo modelo de financiamento foi publicada no dia 11 de novembro de 2019 sem o aval do controle social, contrariando a Lei nº 8142/1990, que garante a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Complementar n° 141/2012.

 

Desde 2017, a CTAB vem debatendo e alertando sobre as mudanças gestadas na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), composta por Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Câmara é responsável pela análise dos efeitos da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde (Pnab) como instrumento estratégico para estruturação do SUS.

 

326ª Reunião Ordinária do CNS

O cenário do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde será destaque na próxima 326ª Reunião Ordinária (RO) do CNS, nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Brasília. O tema será debatido no primeiro dia às 14 horas.

 

Confira a pauta da 326ª RO Confira a pauta da 326ª RO

 

Acompanhe a transmissão na página do CNS no face

registrado em:
Fim do conteúdo da página