Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Ministério da Saúde orienta CNS sobre as demandas destinadas ao Centro de Operações de Emergência (COE)

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.22.56

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde orienta CNS sobre as demandas destinadas ao Centro de Operações de Emergência (COE)

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 15h41 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 12h06

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu na quarta-feira (25/3) o Ofício Circular nº 37, assinado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, com as “Diretrizes para o tratamento de demandas destinadas ao Centro de Operações de Emergência (COE)”.

O Ministério da Saúde solicitou a indicação de um profissional como “ponto focal” do CNS para reportar aos participantes do COE os casos complexos e emergenciais que demandem atuação do Centro no enfrentamento ao Covid-19. O secretário-executivo do CNS, Marco Aurélio Pereira foi indicado como representante do Conselho para intermediar o diálogo.

O COE foi instaurado no dia 3 de fevereiro de 2020, conforme Portaria nº 188, sob responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). O objetivo do Centro é avaliar, mapear e subsidiar, estrategicamente, a tomada de decisões sobre a gestão coordenada das respostas aos eventos adversos decorrentes da emergência de saúde pública nacional.

O Centro também é responsável por articular ações com os gestores estaduais, distrital e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhar ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, relatórios técnicos sobre a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin).

Comitê do CNS para Acompanhamento do Covid-19

O CNS também instalou o Comitê do Conselho Nacional de Saúde para Acompanhamento do Covid-19, que monitora os assuntos relacionados ao Novo Coronavírus.

Participam deste comitê os representantes da mesa diretora, Secretaria Executiva, Assessoria de Comunicação e as coordenações dos Fóruns de Trabalhadoras e Trabalhadores em Saúde (Fentas), do Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus), além de representações da gestão e prestadores de serviço.

O comitê realiza reuniões periódicas online para alinhamento das ações, definição de estratégias, encaminhamentos de pautas e articulação com conselheiros e conselheiras nacionais de saúde, além de representantes das comissões intersetoriais e rede de conselhos estaduais e municipais. Cabe ao grupo a análise de documentos, posicionamentos, estudos, mobilizações e demais ações necessárias neste período de combate à pandemia.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página