Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Presidente do CNS participa de lançamento do livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Presidente do CNS participa de lançamento do livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h22

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta sexta (11/12) do lançamento virtual do livro “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”, produzido pelo Programa IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação apresenta reflexões sobre os desafios do SUS em tempos de pandemia, o desenvolvimento da Curadoria em Saúde e as ações do Programa IdeiaSUS. Entre os participantes, a presidenta da Fiocruz, Nísia Trindade, a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lucia Souto e Valcler Fernandes, coordenador do Programa IdeiaSUS.

O livro relata seis práticas de saúde, provenientes dos municípios de Angra dos Reis, Niterói e Quissamã, no estado do Rio de Janeiro, de Sacramento, em Minas Gerais, da região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, e do município de Tefé, no Amazonas. Essas experiências retratam movimentos e histórias no campo da saúde e o compromisso dos seus trabalhadores e gestores com o fortalecimento do SUS.

Pigatto destacou a importância da iniciativa em "tempos de negacionismo" que provocam a morte de milhares de pessoas. “Na maioria das vezes, as nossas ideias não são consideradas pelo governo federal, eles esquecem que o SUS é feito de ideias do dia a dia. Experiências bem sucedidas mostram que temos um controle social atuante em todos os estados do país. É o controle social que defende a vida”, disse.

O Programa IdeiaSUS tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de práticas e soluções em Saúde & Ambiente, e parte do princípio que a troca de experiências, exitosas ou não, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do SUS.

A publicação foi organizada por Valcler Rangel Fernandes, Marta Gama de Magalhães, Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira, Emanoel Campos Filho, Juraci Vieira Sergio, José Paulo Vicente da Silva, Annibal Coelho de Amorim, Jorge Carrera Jardineiro e Katia da Silva Machado. Resultado de uma cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS.

Livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

Assista o lançamento

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página