Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > NOTA DE PESAR: CNS lamenta morte da educadora Therezinha Carvalhaes Cury

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE PESAR: CNS lamenta morte da educadora Therezinha Carvalhaes Cury

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 14h57
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta profundamente a morte, nesta terça (21/09)  da educadora Therezinha Carvalhaes Cury, aos 91, em Campinas (SP). Mãe de Maria Eugênia Cury, assessora técnica do CNS, Therezinha dedicou sua vida à Educação no estado de São Paulo, além de ser defensora dos Direitos Humanos e da Democracia.

A professora de Química atuou principalmente na cidade de Araraquara (SP), tendo como companheiro de toda a vida, o professor Jorge Cury, que lecionava na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), falecido em 2019. Ambos atuavam muito próximos da igreja católica, exercendo militância social e religiosa, junto às ações da igreja.

Therezinha deixa três filhos: Paulo, Silvana e Maria Eugênia, além de seis netos. Os últimos momentos de sua vida, passou em Santos (SP). Era reconhecida na cidade de Araraquara e entre amigos e familiares como uma “mulher à frente de seu tempo”, pois dedicou-se aos estudos e ao trabalho, além de todo o cuidado com a família, destacando-se em relação às mulheres de sua geração.

A contribuição de Therezinha é um grande legado em defesa dos direitos população e da tranformação social por meio da Educação. Sua trajetória e ensinamentos permanecerão vivos em todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com este exemplo de entrega ao ofício de lecionar e compartilhar seus saberes. 

Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página