Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > CNS participa da posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participa da posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 17h26
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou, nesta terça (1º/03), da posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) para o mandato 2022/2027. Em decorrência da pandemia, a solenidade ocorreu em formato virtual.

Eleita em dezembro de 2021, a confederação será representada na presidência por Valdirlei Castagna; na vice-presidência, Osmar Gussi; na secretaria geral, Lucimary Santos Pinto; e na tesouraria, Maria Salete Cross. Além dos diretores e suplentes, também foram eleitos representantes do conselho fiscal.

Na ocasião, Fernando Pigatto homenageou o ex-conselheiro nacional de saúde, João Rodrigues Filho, que faleceu em outubro de 2020. “Ao parabenizar a nova diretoria pela posse, gostaria de homenagear o nosso sempre saudoso e guerreiro Joãozinho, que nos deixou em 2020 e foi da coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho. A CNTS sempre deu e continuará dando uma grande contribuição ao CNS e à luta em defesa do SUS”, afirma.

A cerimônia de posse foi presidida por Adair Vassoler, presidente da Comissão Eleitoral. “Fui um dos fundadores desta Confederação e durante muitos anos tive o privilégio e o orgulho de representar os trabalhadores da saúde. Tive a honra de encontrar e conhecer pessoas maravilhosas que foram uma bênção na minha vida e na vida da CNTS”, afirmou.

O presidente eleito reafirmou o compromisso com os trabalhadores da saúde. “Assumimos uma grande missão, acreditando que podemos fazer muito. Mesmo com a pandemia, o trabalho em prol da categoria não parou e não vai parar. Enquanto representantes dos trabalhadores da saúde, fizemos de tudo para buscar proteção e segurança aos profissionais, especialmente, durante este período de pandemia”, afirmou Valdirlei ao destacar a luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da saúde.

Valorização profissional

A deputada federal Carmen Zanotto exaltou o apoio recebido da CNTS na luta pela aprovação do piso salarial da Enfermagem. “Neste ato de posse, quero muito agradecer a Confederação e aos profissionais da Enfermagem pelo apoio para que possamos continuar. O ato de posse é um dia de celebração, mas também é um dia de renovação dos compromissos. E o meu compromisso com a enfermagem brasileira é não descansar até aprovarmos o PL nº 2564/2020. Estamos buscando outras fontes de financiamentos, mas será com unidade da enfermagem brasileira que vamos conseguir garantir reconhecimento e dignidade para a categoria”.

A aprovação do Projeto de Lei (PL) citado pela parlamentar Carmen Zanotto, que também preside o Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados que analisa o PL, é uma das bandeiras do CNS. Embora o tema já esteja em negociações avançadas na Câmara, ainda há divergências em relação aos valores que o piso irá causar nos cofres públicos. Esse é o principal entrave para a finalização do relatório, que está sendo elaborado pelo deputado federal Alexandre Padilha.

Confira a composição da nova Diretoria da CNTS 2022-2027

Ascom CNS, com informações da CNTS

registrado em:
Fim do conteúdo da página