Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Casa de Cultura Mario Quintana exibe o documentário “Se não fosse o SUS…”
Início do conteúdo da página

Casa de Cultura Mario Quintana exibe o documentário “Se não fosse o SUS…”

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 09h29
imagem sem descrição.

O documentário “Se não fosse o SUS…” foi exibido na quinta (28/04) no cinema lotado da Casa de Cultura Mario Quintana, um dos locais mais emblemáticos e frequentados do Centro Histórico de Porto Alegre. A sessão fez parte da programação do Fórum Social das Resistências (FSR), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de abril, na cidade que sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial.

A crise sanitária da Covid 19 a partir da realidade de territórios e Unidades de Saúde e da atuação do controle social em diferentes esferas são assuntos abordados e analisados no filme Se não fosse o SUS.  Após a projeção, um dos pontos mais debatidos entre os presentes, muito emocionados com a projeção, foi a importância e abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito à construção da democracia e à garantia de direitos. O encerramento do debate coube à Valdevir Both, do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), conselheira Sueli Barrios e Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

mario qui 300x225

Realizado pelo CNS, em parceria com o Ceap e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o documentário integra as ações do projeto de Formação para o Controle Social no SUS, desenvolvido pela Comissão Nacional de Educação Permanente do CNS e foi roteirizado e dirigido por Guilherme Castro, da GC filmes, de Porto Alegre.

Assista ao documentário

Por Guilherme Castro

registrado em:
Fim do conteúdo da página