Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Sesai e CNS realizam reunião da comissão organizadora da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Sesai e CNS realizam reunião da comissão organizadora da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 13h40
imagem sem descrição.

O secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, conselheiros de saúde e representantes de diversas entidades do país participaram na sexta (20/5) da 19ª Reunião Ordinária da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI).

Durante a abertura, Machado destacou a necessidade de se trabalhar com dinamismo e união, a fim de estruturar um evento que, de fato, encontre mecanismos de melhoria do atendimento básico oferecido à população indígena. Além disso, o secretário também informou que todas as equipes da Sesai estão mobilizadas e comprometidas com a realização do evento.

“Sempre que falarmos da 6ª Conferência, precisamos mostrar nosso entusiasmo e alegria, para despertar esses sentimentos nos participantes. Aqui na Sesai todos nós estamos trabalhando com sinergia, união e foco para a realização da melhor conferência de todas”, disse.

O secretário-geral da Conferência, Willian Cesar Lopes Domingues, disse que é possível sentir o comprometimento da Sesai com a realização do evento. “A sexta edição será a melhor e maior de todas. Ela já é um marco, graças ao seu processo de planejamento. De fato, sinto o empenho da Sesai em implementar as decisões e atuar pela realização da 6ª CNSI”, afirmou.

De acordo com Willian, ao longo dos dois dias de trabalho, a Comissão Organizadora pode resgatar materiais e definições já estruturadas nas etapas locais e distritais. A pauta  contou com debates a respeito da composição das comissões temáticas, indicação de coordenadores, divulgação, apresentação e aprovação do Regimento Interno e definição da agenda de trabalho para os grupos responsáveis.

A expectativa é de que pelo menos dois mil delegados indígenas, eleitos por seus distritos, participem do debate de propostas e diretrizes que revisem e atualizem as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, previstas na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), aprovada há 20 anos. A última edição da Conferência ocorreu em Brasília em dezembro de 2013, reunindo 1.226 delegados.

Fotos da Comissão Organizadora

Saiba mais

6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada de 14 a 18 de novembro de 2022

Com informações de Aurélio Prado (Nucom/Sesai)

Fotos: Sesai

registrado em:
Fim do conteúdo da página