Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Comissão para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena está reunida em Brasília

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena está reunida em Brasília

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 11h45
imagem sem descrição.

Os membros da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) estão reunidos nesta terça (17/09), na sede do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, para traçar estratégias rumo à realização do evento. A 6ª CNSI é promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e será realizada de 9 a 12 de dezembro.

A comissão está discutindo quais os caminhos para a realização do ritual sagrado de abertura, além de questões ligadas à infraestrutura, comunicação e informação e relatoria. O evento deve reunir centenas de povos indígenas de todo o país para reformularem a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi), existente desde 2012.

Saiba mais

Durante o ano de 2018, uma série de conferências distritais foram realizadas em todas as regiões brasileiras, trazendo as propostas dos indígenas para as ações específicas no Subsistema de Saúde Indígena, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Os indígenas aprovaram 2.380 propostas que serão aglutinadas em 300 proposições a serem analisadas na etapa nacional, em 20 grupos de trabalho, formados por representantes de usuários (50%), de trabalhadores (25%) e de gestores (25%).

A conferência nacional conta com sete eixos para abordagem da saúde indígena, sendo: I. Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; II. Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; III. Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; IV.Infraestrutura e Saneamento; V. Financiamento; VI. Determinantes Sociais de Saúde; e VII. Controle Social e Gestão Participativa.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página