Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > CNS participa de Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participa de Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 10h27
imagem sem descrição.

O 16º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional reuniu, entre os dias 18 e 21 de setembro, cerca de 600 pessoas em Recife (PE) para discutir temáticas relacionadas à Atenção Básica, Povos e Comunidades Tradicionais e Direitos Humanos. A conselheira nacional de saúde Priscilla Viegas, que representa a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e faz parte da mesa diretora, participou do evento.

Entre as moções aprovadas no congresso, estão o pedido para revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que congela os investimentos em saúde até 2036, o apoio à Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (ainda sem data definida) e o posicionamento contrário à Carteira de Serviços da Atenção Básica, proposta pelo Ministério da Saúde.

Priscilla destacou a necessidade de se discutir o amplo conceito da terapia ocupacional. "O que o CNS defende é uma terapia ocupacional alinhada a um projeto de sociedade: o projeto da inclusão, que luta pela democracia, a dignidade da pessoa humana, a solidariedade. O projeto que não aceita esses ataques que estão sendo feitos, não aceita a redução dos direitos trabalhistas, não aceita essa proposta de contrarreforma da Previdência, nem esses retrocessos que estamos vivendo cotidianamente".

WhatsApp Image 2019 09 26 at 16.55.53 1

A conselheira também afirmou que os trabalhadores da área conhecem a realidade do dia a dia na saúde, convocando os profissionais a se somarem à defesa da saúde pública. "Porque nós somos profissionais do cotidiano. Portanto, é preciso espaço para a resistência e os enfrentamentos. Sigamos com força, coragem e ternura". Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria da Abrato para a gestão 2019-2023.

www.conselho.saude.gov.br

Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página