Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > CNS debate nova estrutura da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde
Início do conteúdo da página

CNS debate nova estrutura da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h00
imagem sem descrição.

A chefa de gabinete da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (Saes), Maria Inez Pordeus Gadelha, participou nesta quinta-feira (10/10) da 322ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela apresentou aos conselheiros nacionais de saúde a reestruturação da Saes, devido à transição regimental e funcional, com destaque para os principais projetos, programas e ações da secretaria.

Em sua apresentação, Maria Inês destacou como missão da Saes a formulação e implementação de políticas em parceria com estados e municípios, a fim de garantir a equidade e o acesso aos serviços especializados de atenção à saúde.

Entre os desafios que serão enfrentados pela Saes neste período, e que foram apresentados ao plenário do CNS, a chefa de gabinete destaca a tendência de crescimento da incidência e prevalência das condições crônicas na saúde da população, o que deve potencializar a necessidade de assistência de longo prazo e tratamentos de alto custo.

A necessidade de integração com a Atenção Primária à Saúde também está entre as prioridades para a secretaria especializada. “Considero que temos de trabalhar juntos e fazer com que lá na ponta tudo aconteça de forma articulada”, afirma Maria Inês.

Entre as ações que estão em desenvolvimento pela Saes estão: elaboração do Plano de Monitoramento e Avaliação das Políticas e Programas da Atenção Especializada e a elaboração das metas e indicadores da atenção especializada para o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2020-2023.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página