Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
"O controle social traduz a participação dos brasileiros na fiscalização das ações de saúde", Ministro Saraiva Felipe.

 

Em entrevista exclusiva ao Jornal do CNS o Ministro Saraiva Felipe fala da importância do controle social no SUS e das prioridades estabelecidas para sua gestão.

 

Jornal CNS - Na sua trajetória no movimento da reforma sanitária, configurada na Constituição Federal e Lei Orgânica da Saúde, como o senhor avalia o Sistema Único de Saúde (SUS)?

 

Saraiva Felipe - Participei do movimento sanitário, que ajudou a construir o Sistema Único de Saúde (SUS) e acredito que esta seja a proposta mais abrangente em termos de saúde pública, no mundo inteiro.

 

Eu ainda me lembro do tempo em que as pessoas eram incluídas ou excluídas da assistência à saúde de acordo com sua inserção no mercado de trabalho. Quem estava no mercado formal de trabalho tinha acesso aos institutos de assistência médica. Em contrapartida, quem estava à margem do mercado de trabalho, no mercado informal, não tinha direito ao acesso à saúde. Com o SUS, nós transformamos o direito à saúde de forma integral (do atendimento mais elementar ao mais complexo) em um direito à cidadania.

 

Jornal CNS - Com a sua experiência de gestão no SUS, como o senhor avalia as instâncias de controle social (Conselhos de Saúde/Conferências de Saúde)?

 

Saraiva Felipe - O controle social traduz a participação dos brasileiros na fiscalização das ações de saúde. Essa integração é fundamental para garantir bons resultados nas políticas públicas do setor.


Acredito que o controle social deva constar das grandes prioridades do Ministério da Saúde. Pretendo dar muito peso à participação da sociedade civil nas decisões do Ministério. Os Conselhos de Saúde - instâncias de participação ativa da sociedade - serão bastante valorizadas na minha gestão.

 

Quero manter aberto o canal de diálogo com os conselhos e incentivar a atuação dos conselheiros como os principais fiscalizadores das ações. As conferências, por sua vez, ao reunir gestores, prestadores de serviço, profissionais e usuários do SUS, tornam-se fóruns privilegiados de debates que traçam novos desafios a serem alcançados em busca de mais qualidade na assistência à saúde.

 

Jornal CNS - Quais as prioridades e ações que o senhor estabeleceu para sua gestão?

 

Saraiva Felipe - Assumi a pasta da Saúde com o compromisso de lutar pela melhoria da gestão e pela garantia do financiamento do SUS. Também vou dar uma especial atenção a alguns projetos que me foram recomendados pelo presidente Lula, como: o Brasil Sorridente - de atendimento odontológico especializado e básico; o Farmácia Popular - de venda de medicamentos a preços de custo; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - que envia ambulâncias e UTIs móveis para atender pedidos de socorro feitos pelo telefone 192; e o Brasil Saudável - de estímulo à prática de exercícios e alimentação saudável.


Eu gostaria de lembrar, inclusive, que esta é uma gestão de continuidade. Nossa meta é expandir e aprimorar os programas. Por exemplo: queremos acelerar o processo de venda dos medicamentos fracionados e reforçar a política de planejamento familiar.


Vamos buscar também formular ações especificas para a saúde da terceira idade. Essa é uma população que tem crescido no país, graças ao aumento da expectativa de vida. E o SUS precisa estar preparado para atender às necessidades específicas desse público.

 

Jornal CNS - Quais os principais dilemas que a gestão e a sociedade devem enfrentar/priorizar para consolidação do SUS?

 

Saraiva Felipe - A questão da garantia do financiamento é primordial e um dos dilemas do SUS. Na área da saúde as necessidades são crescentes e os recursos, muitas vezes, não conseguem acompanhar a demanda. Há constante incorporação de tecnologias, novos tratamentos, o que encarece o serviço. No caso do Sistema Único de Saúde, por se tratar de uma proposta de atendimento universal e integral, as despesas são ainda mais altas. Daí a importância de se criar metas para utilizar melhor o recurso já disponível, priorizando as áreas de maior impacto para a população. Essa deve ser uma busca dos gestores das três esferas de governo.


Nós precisamos mobilizar a sociedade em defesa do SUS. Os cidadãos brasileiros têm que estar conscientes do quanto o sistema evoluiu, desde sua criação, e ver que esse modelo de atendimento universal é uma conquista do país. A população precisa estar mobilizada para cobrar dos gestores públicos a solução dos problemas do sistema. Somente, assim, vamos avançar na consolidação do SUS

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I