Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Financiamento das ações e serviços públicos de saúde

 

Falar do sistema de saúde implica falar de recursos que garantam esse sistema. O Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei n.º 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde). Porém, todos os artigos contidos nesta lei que tratavam do seu financiamento e controle social foram vetados pelo então Presidente Collor de Melo.


Com a aprovação da Lei n.º 8.142, em dezembro de 1990, lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e das transferências intragovernamentais de recursos financeiros na área da Saúde, não se recuperou os artigos vetados na n.º Lei 8.080/90.


Surgem neste momento grandes movimentações para garantir esses recursos patrocinados pelos movimentos sociais. Cabe citar a luta pela PEC 169 e, posteriormente, pela Emenda Constitucional n.º 29/2000. E agora esses mesmos atores estão envolvidos na luta pela regulamentação da EC 29.


Os recursos da saúde são transferidos aos estados e municípios por meio das "transferências regulares e automáticas; remuneração por serviços produzidos; convênios; contratos de repasses e instrumentos similares".


De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, esses recursos devem ser depositados em conta especial, em cada esfera, e o movimento e fiscalização serão realizados pelos Conselhos de Saúde nas três esferas.


A Lei 8.142/90 define que nos estados, Distrito Federal e municípios deverão contar com o que se chama Fundo de Saúde para receber tais recursos (transferência fundo a fundo, repasse dos recursos diretamente ao Fundo Nacional de Saúde e depois para os Fundos Estaduais e Municipais).

 

É bom lembrar que os recursos dos Fundos de Saúde não devem ser destinados a outra atividade que não seja à área da Saúde. Esses canais de movimentação dos recursos da saúde devem ser acompanhados e fiscalizados pelos Conselhos de Saúde. Os orçamentos das três esferas também devem ser apreciados, analisados e aprovados pelos Conselhos de Saúde.


Uma das grandes divergências neste financiamento diz respeito ao que é considerado gasto em saúde. Para melhor entender o que são gastos em saúde, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Resolução n.º 322/2003, que explicita e define o que são as despesas com ações e serviços públicos de saúde.


O funcionamento dos Conselhos de Saúde é exigência para habilitação ao recebimento dos recursos federais repassados aos Fundos de Saúde, como prevê a Lei Orgânica da Saúde. É bom lembrar que cabe também aos Conselhos de Saúde a aprovação dos Planos de Saúde nas três esferas e que o CNS recomenda que a peça orçamentária esteja compatibilizada com os Planos de Saúde.


Enfim, o CNS entende que o gestor é responsável pela execução da política de saúde. Aos Conselhos de Saúde, cabe propor e deliberar as diretrizes dessa política acompanhando as ações e fiscalizando a utilização dos recursos como está previsto constitucionalmente na Lei Orgânica da Saúde.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I