Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Implantação do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde avança em todo o País

 

O Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde foi implantado, até o início de outubro, em 15 estados, e os Conselhos de Saúde vêm aprovando a iniciativa. A implantação tem contemplado todas as regiões e está acontecendo de forma gradativa. Após a experiência piloto, nos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas, estamos avançando na perspectiva de atingir todos os municípios e estados até março de 2006. A proposta objetiva construir um banco de dados nacional dos Conselhos de Saúde, a fim de possibilitar a comunicação entre os conselhos e, assim, fortalecer o controle social.


O cadastro é uma estratégia que utiliza a internet, tornando os dados acessíveis para os conselhos, como também para todos os que desejarem obter informações sobre os Conselhos de Saúde. Trata-se de um projeto do Conselho Nacional de Saúde levado a efeito com o apoio do Ministério da Saúde. Vale lembrar que a discussão da sugestão aconteceu na 12.a Conferência Nacional de Saúde, ocasião em que foi aprovada a proposta, e, em novembro de 2004, o projeto foi apresentado na XII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde.


Os estados contemplados no primeiro momento da implantação, após o Amazonas e o Rio Grande do Sul, foram: Acre, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina. Na segunda etapa, estão contemplados: Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Amapá, Tocantins, Rio de Janeiro e Paraná.

Estado do Amapá inova na implantação do Cadastro - Em iniciativa inédita, o Conselho Estadual de Saúde do Amapá organizou atividade para implantação do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde. Com representação de todos os municípios, o estado recebeu as contas de acesso e deu início à implementação da proposta. O encontro aconteceu no dia 27 de setembro e todos os municípios tiveram a oportunidade de discutir a proposta e o processo de implementação.


"Estamos empenhados e entendemos a importância desse cadastro para o controle social. Conseguimos mobilizar 90% dos Conselhos Municipais e estamos entendendo a importância da iniciativa do Conselho Nacional de Saúde na intenção de fortalecer a comunicação e o controle social, que são ações fundamentais para o SUS", comentou o Presidente do Conselho Estadual, Carlos Rinaldo Nogueira Martins.


Para Luiz Carlos Soares, Secretário de Saúde de Serra do Navio, a formação deste banco de dados é importante para os municípios e estados para que todos tenham acesso a informações relevantes que fortaleçam e permitam o exercício do controle social no País.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I