Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Aprovada Política Nacional de Educação Permanente

 

A Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS foi aprovada em setembro de 2005. Ela possui cinco eixos estruturantes.

 

clique aqui e veja a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS

 

Os eixos da Politica de Educação Permanente expressam aspectos importante para o desenvolvimento das ações nos estados e municípios. Características que têm como principal objetivo contribuir para a ampliação e qualificação da participação social nas políticas públicas de saúde; visa também fortalecer os conselhos de saúde como representantes da sociedade na formulação e deliberação das políticas de saúde; e promover o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS.


Os cinco eixos são:

 

1. Participação Social

 

Os conselheiros de saúde são elos entre o Conselho de Saúde e as instâncias da sociedade que representam. Por isso, devem ter como ponto de partida as necessidades da população.

 

2. Financiamento da Participação e do Controle Social

 

A dotação orçamentária para o fortalecimento da participação e do controle social deve prever recursos financeiros que garantam a estrutura e o funcionamento dos conselhos de saúde – espaço físico, recursos financeiros e pessoal – a realização de conferências de saúde, plenárias de conselhos, deslocamento de conselheiros, equipe técnica, produção de materiais de divulgação, entre outras ações de educação permanente para o controle social no SUS e mobilização social.

 

3. Intersetorialidade

 

A formação de uma consciência sanitária deve considerar a compreensão ampliada de saúde e uma articulação intersetorial com todas as áreas das políticas públicas e sociais. As relações permanentes entre os conselhos de saúde e o Poder Legislativo, Poder Judiciário e Ministério Público podem contribuir para a promoção de ações conjuntas de fortalecimento do Controle Social no Sistema Único de Saúde.

 

4. Informação e Comunicação em Saúde

 

O processo de Educação Permanente para o Controle Social no SUS deve contemplar a informação e comunicação em saúde para o exercício do controle social. Estratégias como Comissões de Comunicação e Informação dos Conselhos de Saúde podem garantir a qualidade das informações na participação e controle social. Para fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde e demais sujeitos sociais nos espaços de controle social são necessários investimentos nas áreas de comunicação e informação em saúde. Nesse sentido, recomenda-se instituir redes interativas de comunicação entre os conselhos de saúde.

 

5. Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS)

 

O conhecimento da legislação e normas do Sistema Único de Saúde (SUS) contribui e permite à sociedade apoderar-se das informações que garantem seus direitos e deveres. A utilização da legislação pela sociedade estabelece avanços e aperfeiçoamentos ao SUS.

 

 

As Oficinas regionais tiveram papel importante para a Políítica Nacional de Educação Permanente para o Controle Social

 

A formação, capacitação e qualificação dos conselheiros de saúde são temas dos debates realizados nas instâncias de controle social

 

No 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, realizado em 1995, por exemplo, em Salvador/BA, já se reivindicava execução de ações de formação para os conselheiros de saúde.

 

Em setembro de 2005, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou as “Diretrizes Nacionais de Educação Permanente para o Controle Social no SUS” (Resolução CNS n° 354/2005), que serviram de base para a elaboração da Política Nacional. Diante disso, o CNS iniciou um processo de diálogo com os estados e municípios em busca de uma construção coletiva. O documento sobre as diretrizes fo debatido intensamente em seis oficinas regionais, realizadas nos meses de abril e maio de 2006.

 

Ao todo, 600 conselheiros participaram das oficinas realizadas em Cuiabá/MT, Aracaju/SE, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Vitória/ES e Palmas/TO. A presença de representantes do controle social das três esferas de gestão enriqueceu o debate por permitir a troca de experiências entre as diferentes realidades.

 

Além de debater os objetivos gerais e específicos para a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, as oficinas discutiram estratégias de fortalecimento das relações entre os conselhos municipais, estaduais e o CNS.

 

As oficinas permitiram agregar várias contribuições ao texto da Política Nacional, incluindo os cinco eixos estruturantes.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I