Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
CNS comemora Dia Mundial da Saúde em semana de mobilização nacional pelo fortalecimento do SUS

Atividades em todo o país vão divulgar os direitos do usuário do SUS e os serviços disponíveis na rede pública de saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está organizando uma semana de atividades, entre os dias 2 e 7 de abril, para comemorar o Dia Mundial da Saúde de 2006, que tem como tema Gente que faz Saúde. A Semana da Saúde terá como objetivo informar e divulgar para a população os seus direitos e as ações e serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as atividades serão organizadas em parceria com os movimentos sociais, sob a coordenação dos conselhos de saúde.


De acordo com a Secretaria Executiva do CNS, a intenção é promover um momento de diálogo entre os gestores do SUS e a sociedade sobre a aplicação das políticas de saúde. O conselho nacional sugere aos demais Conselhos que aproveitem a semana para debater com a população temas que envolvem os direitos dos cidadãos e as políticas de saúde, sempre considerando a realidade local.


Estados e municípios deverão escolher e organizar as formas de mobilização local para debater sobre as políticas de saúde local, enfatizando os direitos dos usuários. O CNS propõe que o dia 2 seja dedicado a pronunciamentos e distribuição de materiais informativos nas igrejas, parques e praças sobre os direitos do usuário do SUS, a organização e funcionamento dos serviços de saúde. Nos dias 3 e 4, a idéia é levar o debate para as escolas de ensino fundamental e médio.


O dia 5 será marcado por uma mobilização no Congresso Nacional pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29. O Conselho Nacional de Saúde convida os conselheiros de todo o país a participar dessa mobilização vindo a Brasília-DF ou aproveitando o dia para debater, nas Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas, questões sobre o financiamento da saúde, direitos dos cidadãos no SUS e responsabilidades das três esferas de governo.


Uma teleconferência com o tema Trabalhadores da Saúde - Gente que faz Saúde será transmitida pelo CNS, no dia 06/04. O dia 07, Dia Mundial da Saúde, será destinado ao diálogo com os representantes do Poder Executivo: prefeitos, governadores e presidente da República. Num ato simbólico, o CNS encaminhará ao presidente Lula um documento contendo um resumo das lutas e reivindicações do controle social no SUS e documento sugerindo a assinatura de decreto para instituir a semana da saúde.


A Semana da Saúde será encerrada, dia 07, em Brasília-DF, com a cerimônia de premiação das "Experiências Bem Sucedias em Controle Social no SUS", que participaram do concurso promovido pelo Conselho Nacional de Saúde.

 

Para o CNS a construção de políticas de saúde capazes de atender à população, reduzir as desigualdades sociais e promover o fortalecimento da democracia somente será possível com a participação cidadã.


Saiba mais:


Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúd
e.

Proposta de atividades a serem realizadas pelos Conselhos de Saúde, em conjunto com os movimentos sociais, na semana da Saúde, de 02 a sete de abril de 2006, com objetivo de divulgar para a população os direitos dos cidadãos no SUS:

 

Programação

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I