Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

"Mobilização pela regulamentação da EC 29"


O Conselho Nacional de Saúde realizou nesta quarta-feira (05/04) ato pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que garante investimento mínimo das três esferas de governo no setor saúde. A mobilização contou com a presença de representações de conselhos estaduais, municipais, entidades e movimentos sociais vinculadas ao setor saúde. Parlamentares de vários partidos abraçaram a causa e se uniram pela aprovação do projeto de lei complementar nº 01/2003, do deputado Roberto Gouveia (PT/São Paulo), que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29. O projeto já foi aprovado em todas as comissões da Câmara dos Deputados, faltando apenas a votação no Plenário da Casa para que seja encaminhado ao Senado Federal.
De acordo com Gouveia, a aprovação do PLC 01/2003 é urgente porque vai garantir uma interpretação única e nacional sobre o que são gastos com a saúde. “Queremos dar força de lei a uma decisão do próprio Conselho Nacional de Saúde (Resolução 322) que determina o que pode e o que não pode ser considerado gasto com saúde”, explicou o deputado. E completou: “Falta apenas decisão política para que esse projeto de lei complementar vá para votação. Por isso estamos nos manifestando para sensibilizar os deputados no sentido de que esse projeto siga para o plenário”.
Em resposta à mobilização, o presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Aldo Rebelo (PcdoB), assumiu compromisso de colocar na ordem do dia, da próxima terça-feira (11/04), a votação do projeto de lei complementar nº 01/2003, do deputado Roberto Gouveia, que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29.
O conselheiro Nacional de Saúde, Francisco Júnior, representante das entidades dos trabalhadores da saúde, lembrou que a vitória de hoje não representa o fim da mobilização, mas apenas o início. “O compromisso assumido pelo presidente da Câmara dos Deputados de colocar a pauta da regulamentação da EC nº 29 na ordem do dia foi uma importante vitória dos atores que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas agora precisamos intensificar a luta para mobilizar, até a próxima semana, os parlamentares dos nossos estados e garantir o quórum necessário à aprovação do projeto de lei”, explicou.

 

d d

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I