Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Conselhos de saúde debatem a educação permanente para o controle social

Oficinas realizadas pelo CNS reuniram cerca de 600 conselheiros de saúde representando todas as regiões do País.

 

No último dia 31 de maio, em Vitória (ES), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) finalizou o ciclo de Oficinas Regionais de Educação Permanente para o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da capacitação cerca de 600 conselheiros e conselheiras de saúde de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. A iniciativa do CNS foi considerada de grande importância pelos conselhos de saúde porque reforçou a necessidade de participação dos estados e municípios na elaboração de uma Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.


O calendário das oficinas regionais teve início nos dias 18 e 19/04, em Cuiabá (MT), na Oficina Regional do Centro-Oeste, e seguiu até os dias 30 e 31/05, quando foi realizada a Oficina Regional do Sudeste, em Vitória (ES). Durante os encontros, os conselheiros de saúde tiveram a oportunidade de debater e apresentar contribuições, a partir das "Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social do SUS", aprovadas pelo CNS em 2005 (Resolução CNS n° 354/2005).


Houve a participação de conselheiros municipais, estaduais e nacionais em todas oficinas (Centro-Oeste, em Cuiabá/MT; Nordeste I, em Aracaju/SE; Nordeste II, em Fortaleza/CE; Sul, em Florianópolis/SC; Sudeste, em Vitória/ES; e Norte, em Palmas/TO). A presença de representantes do controle social das três esferas de gestão enriqueceu o debate por permitir a troca de experiências entre as diferentes realidades.


Na avaliação do CNS, as oficinas foram bem produtivas e os subsídios apresentados vão contribuir de forma decisiva na elaboração da proposta da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. A experiência mostrou também que têm aumentado o número de conselheiros que reconhecem seus papéis e responsabilidades na efetivação do Sistema Único de Saúde com controle social.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I