Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Ministério da Saúde lança campanha nacional contra a Dengue

 

O Ministério da Saúde lançou no dia 16 de outubro a Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue. A iniciativa é feita nos dias que antecedem o período de chuvas, quando o risco da doença é maior. O tema deste ano é “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. A ação tem o objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

 

Em 2002, os casos de dengue atingiram a soma de 794 mil pessoas contaminadas. O número caiu para 345 mil no ano passado. Mas, nos nove primeiros meses deste ano, o Brasil registrou mais de 480 mil casos de dengue, o que representa aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2006.

 

“A dengue é um problema sério e mata. Neste ano, 1.076 pessoas tiveram a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença. Desse total, 121 morreram”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “O quadro deste ano é ruim e estamos fazendo a campanha antes do período de chuvas, quando o mosquito transmissor se prolifera. Ou seja, temos tempo para a prevenção, mas os resultados dependem da participação de todos”, complementou.

 

A campanha começa agora, em rádios e televisões das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Depois, passa para o Sul e Norte, onde será veiculada de 4 de Novembro a 16 de Dezembro. A estratégia, que também inclui a região Nordeste, prossegue até março de 2008. Além disso, serão distribuídos cartazes e fôlderes e estão sendo finalizadas parcerias com a iniciativa privada.

 

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Esvaziar garrafas paradas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.

 

No mês de julho, o Ministério da Saúde encomendou uma pesquisa que revelou que 91% dos entrevistados se sentem informados sobre como a dengue é transmitida. Assim, o Ministério da Saúde, por meio da campanha, espera estimular que o combate à doença se torne um hábito e faça parte de uma rotina diária da população.

 

 

Agência Saúde
Mais informações

http://www.combatadengue.com.br/

 

Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425

Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 ou 3315-2351
Plantão de fim-de-semana:
(61) 9962-3752

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I