Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Vem aí o 1º Curso de formação de facilitadores para a promoção da saúde no meio urbano


O curso terá a duração de noventa horas e vai ser oferecido pela Universidade de Brasília, a UNB.


O quê?


É um curso de extensão universitária que usa como base o ambiente virtual - Educação à Distância.


Por quê?
Em tempos modernos, as cidades tem proporcionado facilidades que promovem a qualidade e a esperança de vida da população, oferecendo diversas formas de lazer, de cultura, o acesso à educação e à informação, entre outras vantagens.


Entretanto, o ambiente urbano também tem oferecido oportunidades de surgimento de doenças, a exemplo dos acidentes de trânsito, da exposição a substâncias químicas e o câncer, das enchentes e as doenças de veiculação hídrica e a proliferação de vetores (mosquitos,ratos, baratas) que favorecem o surgimento da malária, da febre amarela e da leptospirose,entre outras doenças.


Neste contexto, acredita-se que a promoção e a produção de saúde torna-se uma ferramenta importante no sentido de "cuidar da vida", ao implementar políticas e ações que vão além dos limites do setor saúde, no sentido de informar e conscientizar os indivíduos a respeito desta relação entre as políticas urbanas e as saúde.


A interação destas políticas e o debate acadêmico com a comunidade, em suas mais diferentes formas de organização, estabelece uma troca de saberes que poderá ter como conseqüência a produção da função social da cidade para com a qualidade de vida e saúde de seus habitantes.
Assim com o apoio do Ministério das Cidades e do Ministério da Educação, através do Programa de Extensão de Extensão Universitária - PROEXT e por iniciativa e coordenação do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Inclusão Social - NESPROM, com o apoio do Centro de Estudos Avançado Multidisciplinares - CEAM e do Decanato de Extensão - DEX, da Universidade de Brasília-UNB, é apresentado o 1º. Curso para a Formação de Facilitadores para a Promoção da Saúde no Meio Urbano.


Quem pode participar?


" Alunos dos cursos de graduação e de pós - graduação de todas as áreas de conhecimento dos cursos oferecidos pela Universidade de Brasília - UNB;


" Membros dos Conselhos de Saúde e de outros Conselhos interessados na implementação de ações de promoção da saúde no meio urbano;


" Lideranças sociais, membros de organizações - não governamentais e de movimentos sociais, estudantes da rede de ensino fundamental;


" Profissionais, técnicos dos órgãos públicos que atuam no desenvolvimento de políticas de saúde, de meio ambiente e urbanas e outros interessados no tema.


Para outras informações basta acessa o site http://www.nesprom.unb.br/

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I