Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Segundo debate sobre a 13ª CNS foi transmitido ao vivo no Canal Saúde

 

27.06.2007

 

O segundo debate ao vivo sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde promovido pelo Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS), na segunda-feira (25/06), contou com a presença de quatro conselheiros nacionais: Clóvis Boufleur, representante dos usuários do Sistema Único de Saúde, José Eri de Medeiros, do segmento dos gestores municipais, Ligia Bahia, da comunidade científica, e Ronald dos Santos, dos trabalhadores da saúde.

 

Confira os detalhes do Programa Sala de Convidados especial da 13ª Conferência Nacional de Saúde na matéria da Assessoria de Imprensa do Canal Saúde.


Etapa municipal da 13ª Conferência Nacional de Saúde, a relação entre a seguridade social e o SUS, participação social e muito mais no Sala de convidados

 

O segundo programa Sala de convidados, do Canal Saúde, sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS) foi marcado pela percepção da necessidade de mudanças. Transformações que vão desde o formato das conferências até o modelo de atenção à saúde e gestão administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Lígia Bahia, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, delegado (representante do interesse do cidadão na conferência) virou profissão e de poucos; e os R$ 7 milhões investidos na realização da 13ª CNS devem valer para gerar propostas realmente eficazes e inovadoras, que respondam às dificuldades atuais do sistema no que diz respeito à atenção à saúde e gestão. O Sala de convidados teve com proposta debater a etapa municipal e os três eixos do temário central da 13ª CNS. O programa foi gravado na segunda-feira (25/06) no Rio de Janeiro e respondeu ao vivo a perguntas de telespectadores.

 

A proposta de renovação de delegados esteve presente também no primeiro programa. Na ocasião, esta proposta foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. Para Lígia Bahia, "há concentração de um tipo de participação". Do outro lado, Ronald Ferreira dos Santos, da Federação Nacional dos Farmacêuticos, lembrou da dificuldade do cidadão em participar, pois existem organizações já bem desenhadas, com voz e em condições de fazer pressão política, como sindicatos.

 

A questão da dificuldade da maioria dos municípios em realizar suas etapas municipais foi bastante explorada. E mais uma vez ganhou destaque o papel dos delegados, já que eles são os representantes dos interesses daquele cidadão que não participa de nenhum movimento já institucionalizado no setor saúde. Clóvis Boufleur, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, disse que o modelo da etapa municipal precisa mudar. "Tem pouca discussão sobre os temas que poderão ser levados para a etapa estadual", disse. Já Ronald dos Santos sugeriu que as etapas deveriam acontecer simultaneamente em todos os municípios em um único período gerando grande mobilização nacional. Assim, seria possível chamar a atenção da grande mídia, e por conseqüência atrair também o cidadão comum.

 

O segundo eixo temático proposto pela 13ª CNS, que diz respeito à relação entre o SUS e a seguridade social, rendeu boa discussão. José Eri Medeiros, do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, levantou a questão. "A 13ª CNS deve relacionar novamente a seguridade social, a previdência e a saúde. A seguridade é o grande orçamento do país e não é do governo", e fez provocações: cadê o conselho da seguridade? Que Estado queremos? Clóvis Boufleur acrescentou perguntando: por que o SUS e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não se falam?

 

Parte das perguntas recebidas e não respondidas será encaminhada aos convidados. A outra parte fica para os próximos programas. O Sala de convidados vai ao ar toda última segunda-feira do mês até novembro, sempre com o tema 13ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Dúvidas também podem ser esclarecidas no site do CNS: <www.conselho.saude.gov.br>. Participe.

Em uma semana, o programa estará disponível para download no site do Canal Saúde:

 

<www.canalsaude.fiocruz.br>.

 

Assessoria de Comunicação do Canal Saúde / Fiocruz
Tel: (21) 2598-2752/2703
e-mail: ascom@fiocruz.br

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I