Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Ministério lança cartilha sobre alimentação e nutrição para pessoas que vivem com HIV e aids


O Ministério da Saúde distribui esta semana cerca de 40 mil exemplares da cartilha Alimentação e nutrição para pessoas que vivem com HIV e aids e de 70 mil do folheto 10 passos para melhorar a qualidade de vida, direcionados para pessoas que vivem com HIV e aids.


O material faz parte das ações da Campanha de Prevenção Posithiva e foi encaminhado aos serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com HIV e aids e organizações da sociedade civil. O conceito de Prevenção Posithiva faz parte de uma estratégia ampla, que envolve a prevenção, a adesão ao tratamento e a redução do estigma e do preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV e aids, entre outros itens.


A publicação traz questões de nutrição para uso do dia-a-dia. Assuntos como segurança alimentar, o que comprar e como armazenar, cuidados com a contaminação e como utilizar alimentos como suporte alimentar para os efeitos colaterais dos medicamentos são explicados de forma prática e fácil.


Para dar mais subsídios aos profissionais de nutrição e aos demais profissionais de saúde que fazem aconselhamento nutricional para pessoas vivendo com HIV e aids, em setembro de 2006, foi enviado às Coordenações Estaduais de DST e aids, 15 mil exemplares do Manual Clínico de Alimentação e Nutrição na Assistência a Adultos infectados pelo HIV. O manual foi distribuído aos profissionais de saúde que atuam nos serviços de assistência especializada.


Para Kátia Abreu, da Unidade de Prevenção do Programa Nacional de DST e Aids, a publicação servirá para informar às pessoas que vivem com HIV e aids sobre a importância de uma alimentação saudável para manter a saúde e prevenir doenças. Segundo ela, "a pessoa precisa ter uma atenção especial com sua alimentação desde o diagnóstico, inclusive antes de iniciar o tratamento com os anti-retrovirais, porque a infecção pelo HIV é hipermetabólica, ou seja, faz o corpo gastar mais energia, exigindo uma alimentação mais balanceada".


Essa alimentação adequada, acrescenta Kátia, pode melhorar a absorção intestinal, diminuir os problemas provocados pela diarréia, perda de massa muscular, Síndrome da Lipodistrofia, doenças do coração, controle do diabetes e outros sintomas associados ao tratamento da aids.

Mais informações
Programa Nacional de DST e Aids
Assessoria de Imprensa
Telefones: 55 (61) 3448-8100 / 8088
Fax: 55 (61) 3448-8090
E-mail: imprensa@aids.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I