Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Mais de 3 mil pessoas esperadas para a etapa nacional da 13ª CNS

 

Com o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento" acontece, no período de 14 a 18 de novembro de 2007, em Brasília/DF, a etapa nacional da 13ª Conferência Nacional de Saúde (13ª CNS). A expectativa é reunir 3.064 delegados para avaliar a situação da saúde no país, a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); definir diretrizes para a garantia da saúde como um direito fundamental do ser humano e como uma política de Estado; e discutir estratégias que possibilitem o fortalecimento da participação social no SUS.


União, estados, municípios e os respectivos conselhos de saúde compartilham a responsabilidade pela realização da 13ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em três etapas: Municipal, Estadual e do Distrito Federal, além da Nacional. Nas etapas locais, além do tema central e dos eixos temáticos da conferência, há espaço para o debate de questões específicas em função da realidade de cada estado ou município.


Em todas as etapas da 13ª CNS, o número de delegados deve respeitar a paridade estabelecida pela Resolução 333/2003. Ou seja, 50% representantes dos usuários do SUS; 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços em saúde. A maioria dos delegados da etapa nacional é eleita nas conferências estaduais, mas há também delegados escolhidos pelas entidades nacionais da área da saúde.


As conferências estaduais ainda podem indicar observadores para acompanhar a realização da etapa nacional da 13ª CNS. O número de observadores, no entanto, não pode ultrapassar o limite de 10% do total de delegados de cada estado e do Distrito Federal.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I