Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Presidente do CNS é homenageado

 

Brasília, 23.01.08

 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) comemorou, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Dia do Farmacêutico com uma solenidade que reuniu autoridades, farmacêuticos, jornalistas e outros convidados. A entrega das comendas do Mérito Farmacêutico Internacional e do Mérito Farmacêutico foi o ponto alto da festividade.

 

A solenidade teve sua Mesa Diretora formada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; pelos Comandantes do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; pelo Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; pelo Presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), Francisco Batista Júnior; e pelos diretores do CFF (Presidente, Jaldo de Souza Santos; Vice-Presidente, Amilson Alvares; Secretária-Geral, Lérida Vieira; e o Tesoureiro, Edson Taki).

 

A outorga das comendas foi marcada pela emoção. A honraria foi criada pelo Conselho Federal para homenagear pessoas que contribuíram para o engrandecimento da profissão farmacêutica, no Brasil. Cada um dos 27 Estados teve um homenageado cujo nome foi indicado pelo Conselheiro Federal de Farmácia representante daquela Unidade da Federação junto ao Plenário do CFF. Depois da indicação, o nome foi votado e aprovado pelo Pleno. A homenagem foi estendida, ainda, ao paraguaio Andrés Amarilla, químico-farmacêutico e Diretor da Faculdade de Ciências Químicas da Universidade Nacional de Assunção.

 

Com a voz embargada o Presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), farmacêutico Francisco Batista Júnior salientou repetidas vezes que era difícil não se emocionar com a homenagem (ele recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico). Lembrou os tempos de estudante de Farmácia e da luta pela universalização do acesso da população aos serviços e aos medicamentos oferecidos pelo SUS. Mas criticou o modelo do Sistema, segundo ele, focado no tratamento da doença e não em sua prevenção.

 

Depois, foi enfático, ao salientar a não inclusão dos serviços farmacêuticos nos programas do SUS. "Os prejuízos causados pela ausência do farmacêutico na saúde pública são grandes demais", denunciou. E pediu aos profissionais que lutem para ocupar o seu espaço. "Não iremos ter o espaço que nos é de direito de mão-beijada. Temos que lutar, que mostrar a nossa cara", concluiu.

 

O professor Andrés Amarilla, do Paraguai, focou o seu pronunciamento no intercâmbio entre o seu País e o Brasil. Esta homenagem aumenta os laços entre a instituição que represento, meu País e o Conselho Federal de Farmácia. Ela serve, ainda, como incentivo, pois vejo frutificar os esforços de uma vida a serviço das atividades acadêmicas na área das Ciências Farmacêuticas".

 

SUS É IGUALITÁRIO E SOLIDÁRIO - Já o Ministro José Gomes Temporão, da Saúde, iniciou o seu discurso, lembrando que o Presidente Lula ficou "muito sensibilizado, ao receber a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional". Temporão foi enfático, quando falou do SUS. "Precisamos de um sistema de saúde para todos, algo igualitário e solidário", exclamou.

 

Disse que o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) significa problemas de financiamento setorial. "A não aprovação da permanência da CPMF foi uma decisão política de uma minoria de senadores", declarou. Segundo ele, o setor tem outro desafio pela frente: os pactos. Temporão falou ainda da importância dos serviços farmacêuticos.

 

LUTA PELOS DIREITOS - O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, iniciou o seu pronunciamento, lembrando o Papa Pio XII, que dissera ser o farmacêutico "um profissional mudo, porque não sabe reclamar". Souza Santos exclamou: "O CFF não aceitará mais isso. Nós conclamamos o farmacêutico a bradar, a lutar por seus direitos, a reclamar, sempre que for necessário".

 

O grande volume de contratação de farmacêuticos pelos Municípios, no Brasil inteiro, foi citado pelo Presidente do CFF como uma mudança de conduta dos gestores, que começam a se sensibilizar para o fato de que os serviços farmacêuticos resultam em economia e em benefícios para os pacientes.


Clique aqui e veja a lista completa dos homenageados

 

Fonte: Pelo jornalista Aloísio Brandão,

Assessor de Imprensa do CFF.

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I