Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Comissões de Saúde do Trabalhador se reúnem em Brasília


Encontro vai discutir estratégias de como aperfeiçoar o controle social das políticas para a população que trabalha


 

Dias 10 e 11 de dezembro, representantes das comissões intersetoriais de saúde do trabalhador (CIST) dos conselhos estaduais e municipais se reúnem, em Brasília, para propor estratégias em busca de melhorar a atuação do controle social das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas à população que trabalha. O Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador, que acontece no Hotel Bay Park, é uma parceria entre o Conselho Nacional de Saúde e a Coordenação de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Também participam da atividade os coordenadores de saúde do trabalhador das secretarias estaduais de saúde e os coordenadores dos Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).


Entre os objetivos do encontro nacional está o de traçar um perfil mais preciso do papel que as CIST têm desempenhado, ou seja, como é exercido o controle social em saúde do trabalhador no Brasil. Os painéis do primeiro dia vão abordar questões como: o andamento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e da Política Nacional para o setor; o cumprimento das resoluções da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada em 2005; e também uma avaliação das propostas aprovadas, em novembro, durante a 13ª Conferência Nacional de Saúde.


Para a conselheira nacional Maria Izabel, coordenadora da CIST/CNS, este é um importante passo

 

para se estreitar as relações entre as comissões e fortalecer o controle social em saúde do trabalhador no SUS. "Nossa intenção é dar continuidade a esse processo e buscar um intercâmbio maior de ações para garantir a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, bem como o monitoramento da execução do que já foi aprovado na 3ª Conferência Nacional de Saúde Trabalhador".


O segundo dia de encontro será marcado pelos trabalhos de grupo. A intenção é que os participantes apontem as dificuldades para o funcionamento das CIST, para a execução efetiva das Políticas Nacionais de Segurança e Saúde do Trabalhador e para o cumprimento das resoluções da 3ª Conferência Nacional do setor. A partir desse diagnóstico, os participantes devem apontar estratégias de enfrentamento dos problemas citados.

 

O que é a Renast?

 

Em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, o Ministério da Saúde, desde 2003, apóia a constituição da Renast, uma rede de serviços para assistir os trabalhadores que adoecem ou se acidentam e investigar as condições de segurança dos ambientes de trabalho. Atualmente, a Renast é composta por 150 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) e por uma rede de serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, que atendem e notificam os agravos à saúde relacionados ao trabalho.


Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador
Data: 10 e 11 de dezembro de 2007
Local: Hotel Bay Park (SHTN Trecho 02 Lote 05)

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I