Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Deputado Pepe Vargas apresenta substitutivo ao projeto das fundações estatais

Brasília, 13 de março de 2008

 

Dando continuidade ao debate sobre as modalidades de gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Saúde recebeu, nesta quarta-feira, 12 de março, o deputado federal Pepe Vargas (PT - RS), autor da proposta de texto substitutivo ao projeto de lei complementar das fundações estatais de direito privado – PLP 92/2007. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também participou deste ponto de pauta.

Na opinião do deputado Pepe Vargas, a fundação estatal de direito privado pode ser alternativa às dificuldades de gestão do sistema. Vargas acredita, no entanto, que o projeto encaminhado pelo governo federal pecou ao não detalhar as regras para adoção das fundações estatais. O PLP 92/2007 possui apenas dois artigos e se restringe a enumerar nove áreas autorizadas a instituir a figura jurídica das fundações estatais. “Esse silêncio em relação às regras administrativas gerou temores e incompreensões”, afirmou o parlamentar.

 

O texto substitutivo proposto por Pepe Vargas define diretrizes gerais a serem observadas na

elaboração dos projetos de lei de autorização de fundações estatais em cada área. Os artigos esclarecem, entre outras questões, a finalidade das fundações estatais, os impedimentos de

atuação, a característica das receitas e patrimônio, além de formas de contratação e demissão de pessoal.

Vale ressaltar que o substitutivo do deputado petista não está tramitando na Câmara. Como não houve abertura ainda para apresentação de emendas, o parlamentar preferiu entregar as suas contribuições diretamente ao relator do projeto de lei, deputado Pedro Henry (PP-MT).

Após a apresentação, os conselheiros nacionais esclareceram dúvidas sobre o projeto com o autor. Não houve debate. O encaminhamento do colegiado foi para que as entidades representadas analisem o texto do substitutivo e tragam contribuições para o segundo Seminário de Modalidades de Gestão, a ser realizado no início de maio. Segundo o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior: “Os frutos dos debates nos dois seminários e na 13ª Conferência Nacional de Saúde servirão de subsídio para o posicionamento do Conselho Nacional de Saúde sobre um modelo de gestão para o SUS”.

 

 

Clique aqui para ler o posicionamento do CNS sobre as fundações estatais

 

Clique aqui para ler o PLP 92/2007

 

Clique aqui para ler o substitutivo do Dep. Pepe Vargas

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I