Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Em memória

Brasília, 28 de maio de 2008

 

Morre Austregésilo Carrano, personagem que inspirou a
produção Bicho de Sete Cabeças

O autor do livro Canto dos Malditos, adaptado para o cinema, era militante do movimento antimanicomial e representante do CNS


....... Austregésilo Carrano morreu na tarde de 27 de maio de 2008, aos 51 anos, em razão de uma infecção generalizada, resultado de um câncer no fígado.


....... Nascido em 1957, em Curitiba (PR), Austregésilo Carrano foi internado em um hospital psiquiátrico em 1974, aos 17 anos, depois de ser flagrado com maconha no bolso da jaqueta. Internado por três anos em várias instituições psiquiátricas – sem passar por avaliação médica –, foi submetido a eletrochoques, torturas e injeções diárias que lhe renderam feridas, inchaços e infecções; além da ingestão forçada e diária de grande quantidade de medicamentos. Desesperado, ateou fogo em sua própria cela, e foi retirado da internação pelos pais.


....... Depois desse período, passou a sofrer de transtornos mentais, incapaz de realizar atividades simples como se vestir.


....... Austregésilo Carrano foi a primeira pessoa no Brasil a mover uma ação indenizatória contra médicos psiquiatras por erros de diagnóstico, tratamentos torturantes e crimes, em 13 de maio de 1998. Era militante do Movimento da Luta Antimanicomial, que combate a discriminação e a exclusão social dos doentes mentais, prega a extinção dos manicômios e a adoção de modelos mais humanos de tratamento psiquiátrico. Ele foi representante nacional dos usuários na reforma psiquiátrica do Brasil, e membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), do Conselho Nacional de Saúde.


....... Em julho de 2001, publicou o livro Canto dos Malditos, em que relata os horrores por que passou. O livro, considerado um precioso documento sobre os abusos cometidos em hospitais psiquiátricos brasileiros, é adotado em várias universidades e colabora para a formação de profissionais de medicina, psicologia, sociologia e direito. Canto dos Malditos foi cassado pela justiça, e por dois anos e meio não pode ser comercializado. Os manuscritos serviram de base para a produção do filme Bicho de Sete Cabeças, da cineasta Laís Bodanzsky, que conquistou 57 prêmios, oito deles fora do Brasil. O filme colaborou para a aprovação da Lei Federal de Reforma Psiquiátrica.
O escritor e militante foi homenageado em 28 de Maio de 2003 pelo Ministério da Saúde e pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por sua luta e empenho na construção da Rede Nacional de Trabalhos Substitutivos aos Hospitais Psiquiátricos no Brasil.

 

 

.....

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151
Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I