Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de dezembro de 2009

 

 

Controle Social de Mato Grosso do Sul debate SUS na região

 

 

 

        O período da tarde da Caravana em Defesa do SUS do Estado do Mato Grosso do Sul, realizada na última sexta-feira (27), em Campo Grande, foi dedicado ao debate sobre a saúde na região. A Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Figueiredo Dobashi, apresentou os avanços e desafios em nível estadual e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Fernando de Oliveira Rocha, falou sobre o Controle Social em Mato Grosso do Sul.

 

        Beatriz Dobashi falou da atuação da Secretaria de Saúde e lembrou da adesão dos 78 municípios do Estado ao Pacto pela Saúde, em abril de 2007. Segundo a Secretária, tal adesão significou o compromisso com a qualidade da gestão, com as ações prioritárias para preservação da vida e a reafirmação dos princípios e diretrizes do SUS.

 

        O fortalecimento da atenção básica, integração assistência e vigilância em saúde, garantia de acesso à atenção especializada, reorganização da atenção hospitalar, qualificação da gestão e o fortalecimento do controle social foram apontados como as diretrizes da saúde no Estado pela Secretária. Ainda de acordo com Beatriz Dobashi, o fortalecimento do controle social e a definição do seu papel na melhoria da qualidade de vida da população, a integração com os países de fronteira com o Mato Grosso do Sul, a articulação entre as unidades em rede desde a atenção básica até as de alta complexidade e a definição de estratégias para a atenção à saúde das populações acampadas e assentadas e dos moradores da zona rural são alguns dos desafios do Estado.

        Na oportunidade, Fernando de Oliveira Rocha falou do marco inicial do Conselho Estadual de Saúde, sua composição, comissões técnicas e competências. Além disso, destacou o trabalho do Conselho Municipal e agradeceu os presentes pela excelente participação na Caravana em Defesa do SUS. Ao final, recebeu da Conselheira Nacional, Gysélle Saddi Tannous, o certificado pela realização do evento em Mato Grosso do Sul.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I