Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de dezembro de 2009

 

 

Florianópolis sedia a última etapa da Caravana em Defesa do SUS

 

 

 

        Após passar por 22 Estados brasileiros, a Caravana em Defesa do SUS foi realizada, na última segunda-feira (30), em Santa Catarina, reunindo representantes do Controle Social, estudantes e gestores.

 

        O Secretário de Saúde em exercício do Município de Florianópolis, Clécio Antonio Spezin, destacou que a Caravana é importante como uma oportunidade para se discutir os problemas e chegar a soluções para o SUS. Após destacar alguns avanços do Sistema Único de Saúde, ele apontou o financiamento, as questões relacionadas aos recursos humanos e à gestão, dentre outros, como alguns dos problemas do SUS; para ele, a falta de comunicação com a população é o maior deles, “isso faz com que os grandes avanços não sejam informados, só os problemas”.

 

        Celso Dellagiustina, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), concordou com o Secretário de Florianópolis e afirmou que essa preocupação com a comunicação está refletida nas agendas políticas do CNS, Conass e Conasems. Ele ressaltou, ainda, a importância do Sistema Único de Saúde, “o SUS não é uma política de governo, mas de Estado e é importante que o povo cobre isso”. Dellagiustina disse também que é importante mostrar a quem interessa a não regulamentação da Emenda Constitucional 29.

 

        Ao iniciar sua fala, a Diretora Geral da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Emília Bonfa Zanotto, destacou que a Caravana faz parte, de certa forma, do Pacto pela Saúde e do Pacto em Defesa do SUS. “Nós que trabalhamos na saúde temos a clareza da magnitude desse sistema. Defender o SUS significa que temos confiança nesse sistema”.

 

        Para o Conselheiro Nacional, Ronald Ferreira dos Santos, o SUS está intoxicado “e o antídoto é a sua defesa e fortalecimento. A defesa do que já está pactuado é fundamental”. Segundo Ronald, 52% dos gastos em saúde são pagos pela população “e o governo arca com os 48%. O que mostra a tendência atual”. O Conselheiro lembrou e convidou a todos para a Caravana Nacional, que será realizada em Brasília, no próximo dia 8.

 

        O Diretor do Departamento de Auditoria do SUS, Luis Carlos Bolzan, lembrou que a Caravana faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde “e isso deve nortear nosso debate”. Para ele, mesmo sem a regulamentação da Emenda 29 não deveria haver dúvidas em relação ao que são gastos com saúde, “pois a Resolução 322/2003 do CNS diz claramente o que pode ser considerado gasto com saúde”.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I