Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de agosto de 2009

 

 

Fundo Global lança filme na Semana de Mobilização contra a Tuberculose

 

 

 



Na próxima quarta-feira (05/08), o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil lança, na Fiocruz-RJ, o filme “Mitos e Verdades em Tuberculose”, que passa a ser exibido em rede nacional de televisão. O lançamento abre a Semana de Conscientização e Mobilização contra a Tuberculose no Rio de Janeiro, dedicada à discussão da enfermidade no estado e à sensibilização da população para o problema.

 

A agenda de eventos é motivada pelo “Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose”, instituído em 6 de agosto através de uma lei estadual, de 2007. Esta iniciativa, pioneira no País, é uma tentativa de criar junto ao Programa de Controle da Tuberculose do Estado uma agenda permanente de mobilização social com a participação da sociedade civil organizada.

 

Um dos maiores desafios em relação à doença é informar e mobilizar a população para o problema, visto que o tratamento dura seis meses e é gratuito. Os medicamentos são fornecidos pela rede pública, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido às taxas nacionais de abandono, ainda em torno de 8%, a recomendação é o tratamento supervisionado, conhecido como DOTS. Outra questão que vem chamando mais atenção para a doença é que a tuberculose já é a primeira causa de mortes entre pacientes com Aids.

 

Entre os dias 5 e 8 de agosto, representantes do governo, organizações da sociedade civil, gestores e pesquisadores participarão de debates sobre estratégias de tratamento, ativismo social, populações vulneráveis, ações políticas e atividades culturais relacionadas à tuberculose.

 

No dia 6 a Frente Parlamentar pela Luta contra o HIV/Aids e a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro promove discussões sobre o assunto na Assembleia Legislativa (Alerj). Dia 7, acontece o V Encontro Comunitário das ONGs TB, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), organizado pelo Fórum ONGs TB / RJ.

 

O encerramento da semana ficará a cargo do Grupo de Apoio a Pacientes e Ex-Pacientes em TB da Rocinha, que vai organizar a segunda edição do Educashow, com palestras e apresentações de grupos culturais da comunidade.

 

Veja o filme “Mitos e Verdades em Tuberculose”

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I