Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de junho de 2009

 

 

 

Coordenação de Plenárias e CNTSS afirmam posição contrária ao projeto das fundações

 

 

           A mobilização organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e Coordenação Nacional de Plenárias de Conselhos de Saúde, nesta quarta-feira (03), em Brasília, reuniu representantes de Conselhos de Saúde, movimentos sociais, parlamentares e profissionais de saúde em defesa do SUS. No evento o Coordenador da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Renato Barros, destacou o trabalho com parlamentares pela retirada do projeto das fundações de direito privado da pauta de votações.

           Barros ressaltou ainda que é preciso garantir um SUS universal de fato, que tenha uma carreira sistêmica, e não permitir um retrocesso na saúde do país com a aprovação do projeto das fundações. O coordenador disse, ainda, que todo o trabalho de mobilização realizado é a garantia efetiva ao sistema social. “É preciso chamar toda a sociedade civil na defesa de um SUS igualitário e universal”.

           Durante a mobilização, a Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS), Maria Aparecida Ferreira, afirmou a posição contrária da entidade ao projeto das fundações privadas. Disse, ainda, não ter dúvidas sobre o trabalho de mobilização. “É uma luta da sociedade na defesa do SUS”, disse.

           Maria Aparecida disse, também, que sabe dos problemas que o sistema possui e dos ajustes que precisam ser realizados, mas que isso não significa abrir mão do que já foi feito e permitir um retrocesso no sistema de saúde do Brasil. Ao final, a Presidente da CNTSS, Maria Aparecida Ferreira, destacou o poder de representação que as entidades possuem. “Os movimentos sociais devem cumprir o papel que a democracia nos permite”.

           A Secretária Nacional de Organização Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Denise Motta Dau, destacou o trabalho da Central na retirada do Projeto de Lei Complementar 92/2007 da pauta de votações. Afirmou, ainda, que em todas as conferências realizadas pela CUT a criação de fundações de direito privado foi rejeitada.


           Denise Motta Dau ressaltou as diversas manifestações contrárias ao projeto, inclusive com o envio de uma carta ao Presidente da República solicitando a retirada da proposta.  Disse reconhecer os problemas enfrentados pelo SUS, porém são contrários a ideia de que a solução para a saúde seja a fundação de direito privado. “É preciso buscar alternativas e o projeto não serve para consolidar o SUS”.

 

Voltar 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I