Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de junho de 2009

 

 

 

Para Presidente do CNS, mobilização pode garantir que atual projeto das fundações não seja votado

 

 

 

           Durante a mobilização organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e Coordenação Nacional de Plenárias de Conselhos de Saúde, nesta quarta-feira, em Brasília, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou a importância da atuação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS) no debate e mobilização acerca do Projeto de Lei Complementar 92/2007, que trata das fundações públicas de direito privado, “essa participação dos movimentos sociais já vinha sendo reivindicada”.

 

           Ao fazer uma retrospectiva da tramitação do Projeto 92, o Presidente lembrou que o CNS e entidades iniciaram, ainda em 2007, debates com os estados e municípios e que foi aberto diálogo em várias instâncias, com o Palácio do Planalto e partidos políticos. “Temos compromisso de deputados para sentar e elaborar um novo projeto hoje e precisamos contemplar a regulamentação da autonomia administrativa e financeira dos serviços. Precisamos, ainda, regulamentar a profissionalização e reafirmar que a lei de responsabilidade fiscal não pode ser aplicada à saúde”.

 

           Francisco Júnior acredita que a solução para o impasse acerca das fundações esteja próxima, “pela primeira vez há possibilidades concretas de o projeto não ser votado e de nós apresentarmos uma proposta alternativa e isso passa pela criação de uma plano de cargos, carreiras e salários que não seja por esfera de governo, mas única e com responsabilidades de todos”.

 

           Ao final, o presidente comunicou que a Deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) entrou com um pedido de audiência pública sobre as fundações públicas de direito privado na Câmara dos Deputados, uma antiga reivindicação dos movimentos sociais.

 

Voltar 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I