Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de novembro de 2009

 

 

 

Privatização é tema da Caravana em Defesa do SUS de Alagoas

 

 


        O Estado de Alagoas foi a 17ª localidade a receber a Caravana em Defesa do SUS, evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP) do Ministério da Saúde e que tem percorrido o País desde o início do ano.  Em Maceió, a Caravana foi realizada em parceira com o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) e a Secretaria de Estado de Saúde, no dia 29 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Antes do Ato Político de abertura cerca de 200 participantes do Fórum em Defesa do SUS e contra a Privatização fizeram uma caminhada pelas ruas da Capital alagoana.

 

        A Coordenadora do Fórum e Professora da Universidade Federal do Alagoas, Valéria Correa, explicou que o objetivo do Fórum em Defesa do SUS, criado em 2008, é barrar o processo de privatização e terceirização do Sistema em Alagoas.  Valéria defende a saúde como um bem público, um bem de todos e que não pode ser privatizado. “Estaremos vigilantes e denunciaremos qualquer Deputado que aqui em Alagoas vote a favor do projeto das Organizações Sociais de Saúde (OSS)”, afirmou.

        Durante a abertura da Caravana em Defesa do SUS de Alagoas, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou que o Conselho aprovou a realização do evento por todo o País por entender que o SUS enfrentava o momento mais difícil de sua existência. De acordo com Francisco Batista, é preciso esclarecer para a população o que é o Sistema. “A ideia geral que é plantada sobre o SUS é de miséria, filas e constantes problemas. É incrível como não se defende o que há de bom no SUS”, afirmou. Ao falar sobre os avanços da implantação das Organizações Sociais em Saúde (OSS), o Presidente do CNS ressaltou a militância e a capacidade de organização do Controle Social para derrotar os movimentos contrários ao SUS.

 

        Na oportunidade, Julia Levino, Secretária-Adjunta de Saúde de Alagoas, reforçou a necessidade de um financiamento tripartite e a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (EC-29).  Também no evento, o Diretor de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Maceió, Antônio Augusto Covelho, disse que “hoje ainda não vivemos o modelo de Sistema como ele foi sonhado”.

 

        Em seu discurso na abertura da Caravana, Benedito Alexandre de Lisboa, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, afirmou que “hoje é o dia de dizer verdadeiramente não ao modelo de privatização em Alagoas e em todo País”. Segundo Benedito, o CES/AL precisa conseguir cumprir o seu papel e trabalhar em conjunto com o Ministério Público. “Temos que trabalhar e fazer o que deve ser feito para impedir a privatização. Vamos dizer não aos tubarões que querem se apropriar do SUS”, concluiu.

 

        Para a Secretária de Gestão Estratégica e Participativa substituta, Maria Natividade Gomes da Silva Texeira Santana, a Caravana é um movimento de luta, “andarilhos na defesa do SUS”. A Secretária reforçou a importância da participação dos estudantes no Controle Social, pois “vocês são as nossas esperanças para salvar o País de situações adversas”.

        O tema da privatização do SUS também foi abordado pela Promotora do Ministério Público de Alagoas, Micheline Tenório. “É um prazer estar nesse momento ímpar, com a presença de pessoas ilustres na defesa do SUS. Temos que defender que deve permanecer público o que é público e colocar nos trilhos o que está fora”, falou.

        No período da manhã também foram apresentados os paineis “Avanços e Desafios do SUS” e “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade” pelo Presidente do CNS, Francisco Batista, e pela Secretária de substituta, Maria Natividade, respectivamente.  Além dos painelistas, compuseram a mesa Benedito Alexandre de Lisboa, Presidente do CES/AL, o Conselheiro Nacional Artur Custódio, a Coordenadora do Fórum e Professora da Universidade Federal do Alagoas, Valéria Correa, e o representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Pedro Madeiro.

 

 

Leia o Manifesto em Defesa do SUS

 

Veja também o Informativo Resistência Popular

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I