Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 03 de novembro de 2009

 

 

 

Debate regional destaca avanços e desafios da saúde de Alagoas

 

 

 


        O período da tarde da Caravana em Defesa do SUS de Alagoas foi dedicado ao debate sobre os avanços e desafios do sistema no Estado. Participaram do evento 43 municípios alagoanos e cerca de 400 pessoas entre estudantes, conselheiros de saúde, gestores, usuários e trabalhadores. O painel local foi apresentado pela Superintendente de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde de Alagoas, Sandra Canuto.

        Municipalizar a gestão no Estado e estimular a adesão ao Pacto pela Saúde são alguns dos avanços a serem realizados pelo governo de acordo com a Superintendente. Sandra Canuto apontou, ainda, a implantação da Política Estadual para fortalecimento da Atenção Básica, o PROSAÚDE, uma conquista local, com investimento de 10 milhões de reais de recursos próprios. Além disso, destacou a implantação do serviço de cirurgia cardíaca pediátrica, a ampliação da cobertura do SAMU e a redução da mortalidade infantil alguns dos desafios do Estado. “Hoje enfrentamos a falta de compromisso dos profissionais. Os Conselhos precisam discutir com os gestores como enfrentar esse desafio e assim garantir o acesso ao serviço básico de saúde de forma qualificada”, afirmou.

        O Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/AL), Benedito Alexandre de Lisboa, falou sobre a atuação do Conselho e o seu avanço com o intercâmbio constante com os Conselhos Municipais e a maior integração com os técnicos da Secretaria de Saúde. “Também foi uma grande vitória a alteração na legislação e que permitiu a eleição da presidência do conselho”, disse. Segundo Benedito, entre os desafios do Controle Social local estão a exigência do cumprimento das deliberações do Conselho por parte da gestão e a efetiva fiscalização dos recursos do SUS.

        Para a Promotora do Ministério Público de Alagoas, Micheline Tenório, o maior desafio no Estado e no País para o SUS é a gestão, “uma gestão qualificada, que saiba administrar”. A Promotora apontou a ingerência político-partidária como um dos grandes problemas da gestão do SUS atualmente. O papel dos Conselhos também foi um dos temas abordados pela Promotora. “Os Conselheiros precisam batalhar e tomar conta do que se proporam a fazer quando assumiram o papel de Conselheiro. Além disso, é necessário um sistema de controle para saber se quem está recebendo o recurso está realmente aplicando”, disse.

        Presente na Caravana, o Deputado Estadual Judson Cabral, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Alagoas, falou sobre a necessidade de defesa consciente do SUS contra a privatização. Já a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Conselheira Estadual, Maria Inês Ferreira Neto Brandão, apontou o financiamento como um dos grandes problemas da saúde no Estado.

        Compuseram, ainda, a mesa a Conselheira Estadual, Suely Nascimento, e a Secretária-Executiva do CES/AL, Eunice Canuto. Ao final da Caravana, Elci Silva Nascimento, do Município de São José da Tapera, leu um poema que escreveu em homenagem a Caravana em Defesa do SUS.

 

Veja o Poema em homenagem ao SUS

 

SUS

Meus senhores, minhas senhoras
Uma coisa vou falar
Querem privatizar o SUS
Isso não pode ocorrer

A Caravana está aqui
Para isso defender
Estamos todos na luta
Para o SUS acontecer

Pois é um patrimônio brasileiro
Pois somos um povo guerreiro
E vamos juntos crescer
Pois a muito tempo já dizem
Que a saúde é um direito de todos
E o estado tem que comparecer

Por isso a todos presente
Uma coisa quero dizer
Se o SUS privatizar
O que o pobre vai fazer
Se o dinheiro é pouco
para o plano de saúde fazer

Por isso diga bem alto
o SUS tem que acontecer
A todos que estão aqui
o meu muito obrigada
Voltarei pra minha Tapera
Um beijão e o meu abraço



Elci Silva Nascimento
Município de São José da Tapera

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I