Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de junho de 2009

 

 

 

Caravana em Defesa do SUS chega ao Rio Grande do Norte

 


 

           O terceiro Estado a receber a Caravana em Defesa do SUS é o Rio Grande do Norte, que nesta sexta-feira (5), reuniu cerca de quinhentas pessoas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na capital Natal.

 

           Com a participação do coral Canto, da Assembleia Legislativa do Estado e representantes de conselhos municipais de todo o Estado, da assembleia legislativa, secretarias municipais de saúde e diversas entidades, compuseram a mesa: Francisco Canindé dos Santos, Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Solane Maria Costa, representante do Cosems/Conasems, Ana Tânia Lopes Sampaio, Secretária Municipal de Saúde, Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, representando o ministro José Gomes Temporão, Elaine Cardoso Teixeira, representando o Ministério Público do Rio Grande do Norte, George Antunes de Oliveira, Secretário Estadual de Saúde e Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde.

 

           O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé, relembrou o início do ano, quando Rio Grande do Norte e município de Natal decretaram estado de calamidade pública devido aos problemas na área da saúde “vemos a situação atual e ao mesmo tempo vemos a dedicação e empenho dos que lutam pelo SUS. E ele precisa disso”. O Presidente lembrou, ainda, as diversas idas ao Congresso Nacional com o intuito de regulamentar a Emenda Constitucional 29, discutir a reforma tributária e impedir a aprovação do projeto de lei complementar que trata das fundações públicas de direito privado “que já existe em alguns Estados e se não lutarmos será nacional. Precisamos barrar a privatização e repolitizar o SUS, para conseguirmos qualificá-lo e fortalecê-lo”. Francisco Canindé lembrou, ainda, a importância da Agenda Política do CNS para pautar o debate em todos os municípios e ressaltou o empenho do CES para levar a Caravana aos 167 municípios do Estado.

 

           Representando o Cosems e o Conasems, Solane Maria Costa, destacou que os desafios são imensos “e temos de estar juntos exatamente para superá-los, assim como para conhecer os ambientes de debates. Precisamos ser os protagonistas reais e dizer o quanto o SUS avançou e o quanto as pessoas estão mais próximas de viverem melhor”. A Secretária, Ana Tânia, destacou a importância de uma política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde, “ninguém quer mais assumir um cargo na saúde pública e precisamos pensar nos motivos para isso. Se não discutirmos as condições de trabalho e salário não vamos avançar e isso precisa ser feito em nível nacional”. 

 

           Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e que no ato representou o Ministro José Gomes Temporão, prestou solidariedade à Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e ao Vice-Presidente da República, José Alencar, que vem enfrentando tratamentos para o câncer, bem como às vítimas do voo da Air France e das enchentes da região Nordeste. Em seguida, o Secretário lembrou que a Caravana resgata o movimento de 1986 “quando foram construídas as bases da reforma sanitária. Naquele momento as pessoas tinham a meta da universalização, equidade e participação social e hoje, quando a lógica da saúde como mercadoria vem ameaçando o SUS, precisamos nos reencantar com esse sistema que é o único que consegue enfrentar epidemias como a da gripe suína”. Ele destacou que o SUS já é patrimônio dos brasileiros, “inclusive daqueles que pensam que não usam o Sistema Único de Saúde. Nossa tarefa é mostrar a eles que eles também dependem do SUS”.

 

           A Promotora Elaine Cardoso Teixeira, representando o Ministério Público do Rio Grande do Norte, lembrou da atuação do Ministério nas causas da saúde, “aprendemos mais sobre o Sistema Único de Saúde e aprendemos a admirá-lo e a admirar seus princípios”. George Antunes de Oliveira, Secretário Estadual de Saúde, lembrou que, cada vez mais, as pessoas estão debatendo e refletindo acerca do SUS e do papel de cada um na sua melhoria. Para ele, existem dificuldades de financiamento, de capacitação e de interesses, “mas temos conseguido avançar e vamos continuar avançando. Mesmo sendo minoria, é uma minoria de qualidade, de perseverança e vai vencer o grupo maior, mas que é desqualificado”.

 

           O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, disse à plateia que o sistema de saúde brasileiro é referência para o mundo, “quando a gente chega em qualquer lugar do mundo e fala o que temos, ninguém acredita. Mas sabemos que também temos problemas e um deles é a impunidade”. Francisco Júnior afirmou ser o mais grave momento do SUS e por isso a realização da Caravana em Defesa do SUS, que surgiu da Agenda Política do CNS. “Até o final do ano vamos fazer esse diálogo, essa interatividade com os municípios, e no final do ano vamos ocupar Brasília para defender os princípios basilares do SUS”'. O Presidente do CNS disse, ainda, que o reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade “vai evitar que a cada dia alguém queira mudar a legislação do Sistema Único de Saúde”. Finalizando, Júnior lembrou que os Conselhos de Saúde também precisam cumprir seu papel “e estamos defendendo que o Ministério Público intervenha no Conselho que não esteja cumprindo seu papel”.

 

Voltar 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I