Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de novembro de 2009

 

 

Bahia é a sede da 18ª etapa da Caravana em Defesa do SUS

 

 

 

        A 18ª etapa da Caravana em Defesa do SUS reuniu diversos Municípios do Estado da Bahia, no Centro de Convenções, no último dia 4.

 

        Após a composição da mesa de abertura – que contou com o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, com o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, com o Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, com o Secretário da Saúde de Salvador, José Carlos Brito, a Promotora do Ministério Público Estadual, Itana Viana, a representante do Conasems, Suzana Ribeiro, o representante do Movimento Popular de Saúde (Mops), Silvio Leal, o Presidente do Sindicato dos Médicos, José Caires, o Presidente do Sindsaúde, Silvio Roberto dos Anjos e com as Vereadoras Aladilce Souza e Vânia Galvão – foi prestada uma homenagem ao músico Antonio Luís de Souza, o “Neguinho do Samba”, criador do samba reggae e falecido no dia 31 de outubro; o artista, juntamente com a sua Banda Didá, iriam se apresentar na abertura do evento, que contou com a participação do Coral da Secretaria de Saúde da Bahia e regência do maestro Ocimar Franco.

 

        Para a Promotora Itana Viana, a presença do Ministério Público no evento é a comprovação de que a entidade está do lado do SUS, “e somos irmãos de gestação; Ambos nascemos com a Constituição de 1988. Ver o SUS nascer e crescer é um privilégio”. Ela destacou uma grande mudança trazida com o Sistema Único de Saúde, “só o fato de o atendimento ter incluído os chamados “indigentes” já faz com que o SUS mereça ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Hoje todos são sujeitos de direito”.

 

        Segundo a Secretária de Saúde de Vitória da Conquista e representante do Conasems, Suzana Ribeiro, a agenda política do CNS é importante para pautar os assuntos de saúde na sociedade. “Ter o reconhecimento do SUS como Patrimônio não é uma questão simbólica, mas real”, disse ela. A Secretária lembrou a importância da regulamentação da EC-29, “sem a EC estamos beirando a crise. A regulamentação pode não ser da forma que queremos, talvez com ou sem a CSS, mas precisa sair”.

 

        O representante dos usuários e membro do Mops, Silvio Leal, acredita que falta formação dos gestores e conselheiros, “há gestores que nem sabem o que é a EC-29. É preciso discutir aprimoramento e formação não só de Conselheiros, mas de movimentos sociais para que haja renovação dos Conselhos”.

 

        O Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, elogiou a iniciativa da Caravana e destacou a importância SUS para todo o povo brasileiro, “o Sistema Único de Saúde vai do maior programa de vacinação do mundo aos 90% dos procedimentos de alto custo realizados. Todos usam o SUS”, disse o Secretário, que ressaltou, ainda, a importância da regulamentação da EC 29 e do ano de 2010, “precisamos mobilizar a população para eleger políticos comprometidos com o SUS”. Jorge Solla sugeriu que os Sindicatos de todas as categorias se envolvam na defesa do SUS.

 

        O Secretário da Sgep, Antônio Alves, informou sobre a presença do Presidente Lula no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no dia 3 de novembro, em Recife, em que o Presidente ressaltou a amplitude e importância do Sistema Único de Saúde e afirmou, mais uma vez que o modelo será sugerido ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

 

        Já no encerramento do ato político, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou a importância da Caravana e seus objetivos e ressaltou que a regulamentação da EC-29 é apenas mais uma bandeira, “ela é apenas um pingo d’água em relação ao que precisamos. E não estamos conseguindo nem isso”.

 

        Após as apresentações dos paineis sobre os Avanços e Desafios do SUS, feita por Batista Júnior, e do reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, a programação da Caravana em Defesa do SUS abriu espaço para o debate sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde no Estado da Bahia.

 

        O Conselheiro e Presidente da Federação Baiana de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Josevaldo Gonçalves, destacou as diversas dificuldades enfrentadas pelo Controle Social para participação nos eventos, “temos dificuldades de locomoção e má vontade dos gestores de trazerem o povo para os eventos”. Ele ressaltou a necessidade de se eleger, em 2010, políticos comprometidos com o SUS.

 

        A Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Gisélia Santana Souza, fez um panorama da saúde do terceiro Estado mais populoso do País e que possui mais de 14 milhões de habitantes. Ao fazer um comparativo da situação desde janeiro de 2007, a Superintendente afirmou que a Bahia possuía os piores indicadores de saúde da região Nordeste, baixa cobertura da estratégia Saúde da Família, carência de profissionais, dentre outros problemas e ressaltou, “precisamos investir em ciência e tecnologia. Pois só assim teremos um SUS independente e com autonomia”.

 

        Ao longo do dia, compuseram as mesas, ainda, a Conselheira Nacional Lucimar Batista da Costa, Déborah Dourado Lopes, Conselheira Estadual da Bahia, Renata Costa, assessora técnica do Cosems e José Barberino, do Conselho Municipal de Saúde de Salvador, que em sua fala lembrou os 30 anos de morte do militante baiano Carlos Marighella – no dia 4 de novembro de 1969.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I