Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de novembro de 2009

 

Rio Grande do Sul recebe a Caravana em Defesa do SUS

        Evento nacional já passou por 18 Estados com debates, dentre outros assuntos, sobre as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços nas três esferas de governo.

 

        A Caravana em Defesa do SUS chega ao Estado do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (06/11) com o objetivo de promover um debate em torno da conjuntura atual da saúde.

 

        O evento faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde, e tem como temas a defesa do  SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, bem como  Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS.

 

        A Caravana em Defesa do SUS do Estado do Rio Grande do Sul será realizada no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, Praça Marechal Deodoro, 101 Centro, em Porto Alegre. Em âmbito nacional, participam o Presidente do CNS, Francisco Batista Junior, e a Secretária de Gestão Estratégica e Participativa substituta, Maria Natividade Gomes da Silva Texeira Santana, Conselheiros Nacionais e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). No regional, participam o Conselho Estadual de Saúde do RS, Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e movimentos sociais.

 

        Mais informações – A organização da Caravana é do CNS em parcerias com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass, Conasems e Movimentos Sociais e tem como convidados Universidades, Ministério Público, Legislativos Estaduais e Municipais. Ainda neste mês de novembro a Caravana seguirá para Macapá (17), Cuiabá (20), Campo Grande (27) e Florianópolis (30). No dia 8 de dezembro será realizada, em Brasília, a Caravana Nacional, com um balanço de todos os Estados.

 

        O Conselho Nacional de Saúde organiza a Caravana em Defesa do SUS com a intenção de percorrer o País e ouvir a população para buscar formas de fortalecer o SUS como a maior política pública do mundo e assegura o sistema como patrimônio da humanidade.  A regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o financiamento do SUS em todo o País também estão no ponto central das discussões e é uma das bandeiras da Caravana. A Caravana debate o SUS que temos e o que queremos.

 

 

        Caravana em Defesa do SUS


        06 de Novembro, 9 horas - Auditório Dante BaroneAssembleia Legislativa do RS, Praça Marechal Deodoro, 101 Centro - Porto Alegre - RS.


Programação:

Ato Político de Lançamento da Caravana em Defesa do SUS
Painel: Avanços e Desafios do SUS
Painel: Avanços e Desafios do SUS no Rio Grande do Sul
Painel: SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade

 

Contatos:


Conselho Nacional de Saúde - (061) 3315 2150/2151/3576/3179

Verbena Melo (jornalista) – (061) 9221 6465

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I