Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de julho de 2009

 

 

Ministro fala sobre Influenza A em reunião do CNS

 

 

 

            O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou nesta quarta-feira (08) da 199ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para tratar da influenza A (H1N1). De acordo com Temporão, duas questões apontadas por autoridades sanitárias durante um Encontro Mundial de Saúde realizado em Cancun, no México, são motivo de preocupação.

 

            A primeira questão, segundo o Ministro, diz respeito ao esforço mundial sobre a produção de uma vacina contra influenza A (H1N1) e o acesso a ela. Temporão ressaltou que, além da preocupação em produzir, é preciso garantir que a vacina esteja acessível a todos os países, inclusive os pobres e os em desenvolvimento. O Ministro afirmou, ainda, que o Brasil possui uma estrutura diferenciada, citando o Instituto Butantan como possível produtor da vacina, e que poderá servir de apoio para os países do Mercosul, por exemplo. O Ministro informou que terá uma reunião com o Instituto para tratar da questão.

 

            Outro ponto de preocupação das autoridades sanitárias, segundo Temporão, é a utilização dos medicamentos no combate à Influenza A (H1N1). “O uso racional do medicamento é essencial para evitar que o vírus crie resistência ao tratamento”, afirmou. A atual recomendação do Ministério da Saúde é de que receberá o medicamento as pessoas que apresentarem um agravamento do seu estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde a apresentação dos sintomas iniciais, e pessoas com risco de apresentarem um quadro clínico grave, tais como crianças de até dois anos, idosos, gestantes, e aqueles que sofrem de imunodepressão.

 

            De acordo com José Gomes Temporão, este é um momento diferenciado, sendo a primeira vez que o desenvolvimento de uma doença é acompanhado em tempo real. O Ministro falou também sobre a importância de defender uma estabilidade econômica e financeira que permita o SUS garantir o atendimento da população e o papel fundamental do Conselho Nacional de Saúde neste processo.

 

            Ao final, o Ministro reforçou o compromisso com o CNS de encaminhar o Plano Nacional de Saúde da Gestão de 2008 e assim regularizar, do ponto de vista político e administrativo, tal questão junto ao Conselho.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I