Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de junho de 2009

 

 

 

Rio Grande do Norte debate os avanços e desafios do SUS

 

 

 

           Coordenado pela Conselheira Nacional, Rosângela da Silva Santos, o painel Avanços e Desafios do SUS contou com a participação do Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, da representante do Conasems, Solane Maria Costa, do representante do Conass e também Secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes e do Secretário do Ministério da Saúde, Antônio Alves.

 

           Nesse painel, que faz parte da programação fixa da Caravana em Defesa do SUS, o Presidente do CNS buscou fazer um debate acerca dos conceitos de saúde e suas amplitudes, baseado na Lei 8.080/90, “a 8080 é a base e reivindicar a qualidade do SUS significa levar em conta o que está previsto nessa lei”. Ele acredita, também, que o debate gira em torno da politização do tema saúde, “precisamos acabar com a dependência do setor privado, o que significa fortalecer o setor público estatal”. Francisco Júnior falou também sobre modelo de atenção e da importância da  definição de uma carreira da área da saúde, “vamos apresentar um projeto à Câmara dos Deputados criando uma carreira para a saúde que estimule a dedicação exclusiva, a interiorização e outros aspectos importantes”. O Presidente enfatiza, ainda, a necessidade de uma reestruturação da grade curricular dos cursos universitários da área da saúde, da profissionalização da gestão, da regulamentação da EC 29 e do fortalecimento dos Conselhos de Saúde.

 

           O Secretário de Saúde, George Antunes, que na mesa representou o Conass, ponderou que os números do SUS são, ao mesmo tempo, animadores e preocupantes, “e a Caravana veio num momento oportuno principalmente porque estamos rediscutindo todo o SUS do Estado”. Solane Costa, Presidente do Cosems e representante do Conasems, lembrou que os desafios são grandes, “mas temos como fazer: a gente precisa se unir e não pode perder as esperanças”.  Para ela, o aumento das estatísticas de muitas patologias, deve-se, também, ao aumento da capacidade de diagnóstico, “o que é mais um avanço do SUS”.

 

           O Secretário Antônio Alves disse acreditar que os avanços do Sistema Único de Saúde sejam  muito maiores do que os desafios e problemas, “mas é claro que devemos falar deles”. Ele lembrou, ainda, que em alguns lugares do Brasil o SUS é complementar “o que faz com que seja permanentemente ameaçado”. Para Antônio Alves, os princípios do SUS precisam ser melhor trabalhados, o ensino ainda forma profissionais voltados para o mercado e falta profissionalização da gestão e uma carreira voltada para o SUS, “ninguém faz um SUS sozinho e todas as esferas de governo tem de estar envolvidas”.


Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I