Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de junho de 2009

 

 

 

Caravana propicia debates locais

 

 

           Extremamente qualificada, a mesa que debateu os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte contou com a coordenação do Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé dos Santos, do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes de Oliveira, da Secretária de Saúde do município de São José de Mipibu e Presidente do Cosems, Solane Maria Costa, e da representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Iara Pinheiro.

 

           Enquanto o Secretário George Antunes focou sua apresentação nos grandes avanços da saúde, como o plano estadual baseado nas deliberações da Conferência Estadual de Saúde, implantação do plano de cargos e salários e reestruturação das residências médicas, Solane Costa lembrou que mesmo com tantos avanços existe, ainda, a dificuldade de trabalhar a promoção da saúde nas oito regiões de saúde do Estado. No entanto, Solane lembrou que os gestores estão focados na atenção básica, “apenas dez municípios não têm 100% de cobertura da estratégia Saúde da Família”; segundo a Secretária, mais de 70% dos municípios do Rio Grande do Norte investem mais de 20% de recursos próprios. Solane acredita que o sub-registro nos sistemas de informações em saúde é um desafio a ser enfrentado, bem como a construção da equidade e da integralidade nos atendimentos, a ampliação e qualificação do quadro de serviços, a judicialização da saúde, dentre outros.

 

           Para a Promotora Iara Pinheiro, o acesso à saúde ainda é cruel e formal na maioria dos casos, “há sete anos lido com a ausência de SUS e louvo a judicialização porque hoje eu vejo como último caminho do cidadão”. Iara Pinheiro listou como desafios a questão dos recursos humanos, a revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI), a atuação do controle social e a execução orçamentária da saúde de forma autônoma, “de que adianta secretário com curso superior se não tiver autonomia para exercer sua sapiência?”, questionou. Mas a Promotora acredita na solução dos problemas por meio dos profissionais que estão à frente de cargos estratégicos e cita como avanços o fato de George Antunes estar na Secretaria Estadual, Ana Tânia Lopes Sampaio, na Secretaria Municipal de Saúde, e Francisco Canindé, como Presidente do Conselho Estadual de Saúde. 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I