Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de dezembro de 2009

 

 

Plataforma Brasil será lançada dia 15

 

 

        No próximo dia 15 ocorrerá o lançamento da 1ª Etapa da Plataforma Brasil. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), por intermédio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o sistema pretende facilitar a análise das pesquisas com seres humanos no País. A cerimônia começará às 10h, no Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde, e será transmitida em tempo real (www.saude.gov.br/emtemporeal).

 

        Durante o evento, serão apresentados os Módulos Pesquisador e Público. O módulo Pesquisador fornecerá informações primárias sobre as pesquisas e o módulo Público integrará as funções de cadastro, comunicação e publicidade. Em seguida, haverá uma mesa sobre o Curso de Capacitação de Ética em Pesquisa. Veja a programação completa.

 

        A Plataforma Brasil foi criada para substituir o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep), com mecanismos de busca que permitem analisar retrospectivamente as pesquisas em andamento no País. O novo sistema será formado por um banco de dados com quatro fontes primárias: pesquisadores, CEPs, Conep e o público em geral. Em seguida, serão adicionadas outras fontes, visando criar uma interação futura com agências regulatórias e de fomento à pesquisa, instituições internacionais e editores científicos.

 

        O principal objetivo da Plataforma é fornecer as instâncias que compõem o Controle Social informações suficientes para o acompanhamento da execução das pesquisas e da “Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde do Brasil”. Além disso, o novo sistema divulgará dados sobre as pesquisas em seus diferentes estágios (fase de projeto, fase de campo e relatórios de pesquisas já concluídas).

 

        O novo sistema é uma criação da Conep em parceria com algumas áreas do Ministério da Saúde, como o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

        Veja a Nota Técnica sobre a Plataforma Brasil.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I