Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de novembro de 2009

 

 

Caravana: Municípios contribuem para os avanços na saúde

do Rio Grande do Sul

 

 

 

        O debate sobre a situação da saúde pública no Rio Grande do Sul fez parte da Caravana em Defesa do SUS no Estado nesta última sexta-feira (06). Cerca de 600 participantes de diversas localidades estiveram no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, durante todo o dia para debater os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde.

 

        No painel local, coordenado pelo Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RS, Paulo Humberto Gomes da Silva, a situação da saúde pública no Estado foi o destaque do período da tarde. A Secretária-Adjunta de Saúde do RS, Arita Bergmann, apontou a mudança do modelo assistencial, que passou a privilegiar ações de vigilância sanitária um dos avanços no Estado. Arita também destacou a organização da atenção básica, principalmente com o trabalho feito pelos municípios – grandes referenciais para os avanços do SUS local, outro ponto de melhoria da saúde no Rio Grande do Sul. Para a Secretária-Adjunta, o estímulo à adesão por parte dos gestores municipais ao Pacto pela Saúde e o planejamento voltado para as doenças relacionadas ao envelhecimento, devido à alta expectativa de vida no Estado, são alguns dos desafios locais para a saúde.

 

        Em sua fala, o Presidente do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Ebeling Duarte, falou sobre os avanços e desafios do Controle Social no Estado. “A gestão precisa homologar as decisões dos Conselhos e caso não o queiram fazer, que abram novo diálogo com os conselheiros, mas é preciso dar um retorno”, defendeu.  Uma avaliação da atuação dos Conselhos e a gestão do trabalho no SUS contra qualquer tipo de privatização do Sistema foram apontados por Carlos Ebeling como alguns dos desafios do SUS no Estado.

 

        O maior avanço do SUS é o próprio SUS”, afirmou a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Maria Letícia de Oliveira Garcia. De acordo com Maria Letícia, é necessário fazer a defesa intransigente do Sistema para que as pessoas entendam o que é o SUS. “Precisamos fazer com que mais pessoas se encantem, se apaixonem pelo Sistema. É preciso transpor o âmbito da saúde e para isso proponho incluir o SUS nos currículos escolares, principalmente na educação básica”, disse.

 

        Arilson da Silva Cardoso, Conselheiro Nacional e representante do Conasems, ressaltou que “o próprio Controle Social é um avanço do SUS, mesmo em que se pesem as divergências com os gestores. No Rio Grande do Sul o Controle Social avançou muito, reestruturamos os Conselhos regionais de saúde, por exemplo”. A questão do financiamento está entre os desafios do SUS no Estado na opinião de Arilson. “O financiamento é complicado por parte do Governo local. Os Municípios estão estrangulados, aplicando muito mais do que poderiam. Melhorias dos índices no Rio Grande do Sul se devem muito aos Municípios, onde as equipes da Saúde da Família estão fazendo a diferença no Estado”, relatou.

 

        Em nome do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, Arilson Cardoso entregou o certificado de realização e organização da Caravana em Defesa do SUS no Estado para o Presidente do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Ebeling Duarte.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I