Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de dezembro de 2009

 

 

 

José Alencar reforça compromisso em defesa do SUS

 

 

 

        Ao receber do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta terça-feira (8), as propostas na defesa e consolidação do SUS - fruto da realização das Caravanas em Defesa do SUS realizadas ao longo de 2009 - o Presidente em Exercício, José Alencar Gomes da Silva, fez questão de ressaltar a atenção do Presidente Lula às questões do Sistema para que ele se fortaleça. “Serei um aliado da causa do SUS, que é nobre, e o Vice-Presidente, quando pede, pede com empenho”, afirmou.

 

        José Alencar defendeu uma parceria entre seu gabinete e o CNS, instituição capaz de representar todos na defesa das propostas, segundo o Presidente em Exercício, “para juntos trabalhar no que foi apresentado”. Para José Alencar, administrar bem é levantar prioridades e saúde pública e educação devem ser prioridades absolutas.

 

        Durante o encontro, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, falou sobre as Caravanas em Defesa do SUS realizadas nos Estados brasileiros. “Há muita desinformação daquilo que o SUS realiza. É comum as pessoas não saberem, por exemplo, que vigilância sanitária é SUS”, disse. Segundo Francisco Batista, depois do diagnóstico, o CNS quis ir adiante, apresentando propostas, “pois apenas apontar problemas é muito fácil”.

 

        A regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29/2000 (EC-29), a criação da carreira da saúde, o serviço civil em saúde, a autonomia administrativa e financeira dos serviços, a profissionalização da administração e gestão do SUS, a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Responsabilidade Sanitária foram as propostas apresentadas pelo Conselho Nacional de Saúde ao Presidente em Exercício.

 

        Também no encontro, a Ministra Interina da Saúde, Márcia Bassit, falou dos avanços já realizados pelo SUS, como o programa de transplante, tabagismo, AIDS, entre outros. Márcia Bassit falou, ainda, do trabalho de mobilização feito pelo CNS em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conass e Conasems e que resultou em uma série de propostas no sentido de fortalecer o SUS.

 

        O Deputado Darcísio Perondi, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, aproveitou o encontro para falar sobre o orçamento da área. “Ano que vem vai ser dramático. Em 2010, o orçamento fechará com um buraco de quase 8 milhões de reais sem ampliar um único serviço de saúde”,  informou.

 

        Um grupo de Conselheiros (Nacionais, Estaduais e Municipais), Coordenadores de Plenária e representantes do Ministério da Saúde participaram da entrega do documento oficial da Caravana em Defesa do SUS ao Presidente em Exercício, José Alencar.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I