Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de fevereiro de 2009



Reforma tributária é debatida na 194ª Reunião do Conselho

 

 


A proposta de reforma tributária, em tramitação no Congresso Nacional, é polêmica e divide a opinião de muita gente. Houve duas mesas de debate para tratar do assunto  no primeiro dia da 194ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

Na primeira, Elias Antônio Jorge, diretor de programas da área de Economia da Saúde e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, convidado pela Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin), se mostrou preocupado com as conseqüências da aprovação do projeto de lei. “Queremos a reforma tributária para promover a justiça social e não o contrário”, afirmou.

 

Segundo o ex-conselheiro, se a proposta for aprovada, não há garantia que a Contribuição Social para a Saúde (CSS) será mantida. Além disso, a Saúde pode perder recursos em torno de R$ 5 bilhões.

 

Para o deputado Sandro Mabel, relator do projeto de lei da reforma tributária e convidado especial da segunda mesa, a reforma visa a simplificação do sistema tributário.“A reforma abre caminho para os que ganham menos paguam menos e os que ganham mais sejam mais tributados.”

 

Entre as vantagens numeradas por ele estaria uma maior arrecadação, redução nos preços de alimentos da cesta básica; recursos mais estáveis para a seguridade social; unificação das 27 unidades da Federação, com o fim da guerra fiscal; além de critérios ambientais na repartição das receitas.

 

Após os debates o Conselho decidiu realizar um novo encontro em março para discutir exclusivamente a reforma tributária, novamente com os dois convidados e mais técnicos especialistas no tema.

 

 

Fotos

11/02
Resolução:
1024 - 2896

 
11/02
Resolução:
1024 - 2896
11/02
Resolução:
1024 - 2896
 
 


 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I