Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de março de 2009


Conferência de Saúde Ambiental é apresentada no CNS

 

          Detalhes da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental foram apresentados na manhã desta quarta-feira ao plenário do CNS, pelos membros da Comissão Organizadora da Conferência.

 

          O evento, que terá como lema Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente! tratará do tema A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis pretendendodefinir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial dos vários atores envolvidos com a temática.

 

          “Não temos a pretensão de sair da Conferência com a formulação de uma política, pois ainda não temos embasamento e debate suficiente para isso, mas queremos lançar o debate”, afirmou a conselheira Raquel Rigotto, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente.

 

          A 1ª CNSA está prevista para acontecer em dezembro, sendo que deverá ser precedida por conferências municipais (até 15 de agosto), intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal (até 15 de outubro).

 

          Guilherme Franco Netto, diretor da Coordenação-Geral de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, levantou alguns pontos para reflexão dos conselheiros, tais como, a introdução nos municípios e envolvimento de personagens que tradicionalmente não se comunicam; viabilização do debate, discussão e mobilização em todos os âmbitos; e debate de como poderá acontecer a participação, principalmente dos grupos não urbanos, para que se vejam representados. Para ele, é fundamental que as conferências, em todos os seus âmbitos, gerem frutos “e um documento que altere o cotidiano e a vida das pessoas”.

 

          A estimativa é de que o evento conte com cerca de 2.500 pessoas que participarão de painéis e grupos de trabalho como delegados (as), convidados (as) e observadores (as). Para Raquel Rigotto, um dos grandes desafios do grupo é a composição dos participantes de forma que garanta a representatividade, “nós aqui na Saúde temos o nosso esquema para garantir a paridade, mas nos outros ministérios é diferente”. Dessa forma, a divisão entre os participantes ficou assim definida: movimentos sociais da cidade, campo e florestas (30%); trabalhadores formais e informais (associações, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores) (15%); setor empresarial (sindicatos, federações e confederações empresariais) (10%); entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (10%); organizações não-governamentais (5%); poder público federal (6%), estadual (9%) e municipal (15%).

 

          A próxima reunião da Comissão Organizadora Nacional, que é composta pelo Conselho Nacional de Saúde, Conselho das Cidades, Conselho Nacional do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Ministérios da Saúde, Educação e do Trabalho e Emprego, será nos próximos dias 17 e 18 de março.

 

Eixos temáticos da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental:


1) Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta;
2) Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios;
3) Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I